Justiça ouvirá novamente policiais civis acusados do assassinato de João Pedro

© Foto mídias sociais.

Novo depoimento dos réus marca a sétima audiência do caso que chocou o país

 

 

 

Na próxima segunda-feira (27), a Justiça realizará a segunda audiência com os três policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) acusados do assassinato de João Pedro, jovem de 14 anos morto por um tiro de fuzil durante uma operação conjunta das polícias Civil e Federal no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, no dia 18 de maio de 2020.

A audiência, que ocorrerá no Fórum de Alcântara Juíza Patrícia, em São Gonçalo, às 14h, marca o prosseguimento do processo após a anulação da audiência anterior, realizada em setembro, devido a um pedido de revisão da defesa, acatado pela juíza. Este será o sétimo capítulo da instrução processual do caso.

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou os policiais por homicídio e fraude processual. O andamento do processo incluiu depoimentos de testemunhas de acusação e defesa, assim como policiais federais e delegados responsáveis pela perícia e investigação do crime. Após esta fase, espera-se que tanto o Ministério Público quanto a defesa apresentem seus argumentos finais, aguardando a decisão da juíza sobre os próximos passos. A família de João Pedro espera que a Justiça leve os réus a júri popular até o início do próximo ano.

Relembrando o trágico episódio, João Pedro Mattos Pinto foi atingido por um disparo de fuzil enquanto brincava em casa com amigos durante a operação policial no Complexo de favelas do Salgueiro. O adolescente foi socorrido de helicóptero, mas não resistiu aos ferimentos, causando comoção nacional e reacendendo debates sobre violência policial.