Descobertos sete planetas orbitando estrela na Via Láctea, cada um mais quente que Mercúrio

Ilustração do Kepler-38, um sistema com sete planetas descoberto pelo telescópio Kepler, da Nasa NASA/Daniel Rutter

Estudo revela sistema planetário com condições extremas e órbitas próximas à sua estrela anfitriã

Astrônomos utilizando dados do telescópio espacial Kepler, desativado pela NASA, identificaram um notável sistema planetário com sete planetas orbitando uma estrela na Via Láctea. Cada um desses planetas sofre com condições de calor mais intensas do que as vistas no planeta Mercúrio, o mais próximo do Sol em nosso Sistema Solar.

Essa descoberta representa o segundo maior sistema de planetas identificado em torno de uma estrela, superado apenas pelo nosso próprio Sistema Solar. A estrela hospedeira, denominada Kepler-385, abriga sete exoplanetas, todos maiores do que a Terra, mas menores que Netuno.

Os planetas mantêm órbitas mais próximas à sua estrela anfitriã do que Mercúrio em relação ao Sol, levando a condições extremas devido à intensa radiação recebida.

O autor do estudo, o astrônomo Jack Lissauer, ressaltou que “todos os planetas estão sujeitos a temperaturas mais altas do que qualquer outro planeta do nosso Sistema Solar”.

Os dados, a serem publicados no Journal of Planetary Science e disponibilizados no website de pesquisa arXiv, ressaltam a diversidade dos sistemas solares e a provável existência de configurações planetárias muito diferentes da nossa. Estrelas com múltiplos exoplanetas, como a Kepler-385, abrem novas perspectivas sobre a variedade e complexidade dos sistemas planetários.

O estudo destaca a diversidade dos sistemas solares, indicando a possível existência de sistemas com mais de oito planetas. Atualmente, a tecnologia dos telescópios ainda não é capaz de detectar planetas menores nesses sistemas.

A estrela Kepler-385, localizada a cerca de 5.000 anos-luz da Terra, tem dimensões e características um pouco maiores que o Sol. O sistema planetário observado apresenta exoplanetas com tamanhos variados, sendo o menor, cerca de 20% maior que a Terra, situado mais próximo da estrela e orbitando a uma distância aproximadamente 4% da distância Terra-Sol.

Essas novas descobertas enfatizam a diversidade e as condições extremas encontradas em outros sistemas planetários, estendendo a compreensão sobre os diferentes cenários existentes para os exoplanetas.