Desemprego no Brasil atinge menor nível desde 2014

São Paulo - Lojas reabertas no Shopping Light após início da fase de transição do Plano São Paulo para combate à covid-19, que permite o funcionamento das lojas de shopping centers das 11h às 19h.
Pixel de Impressão banner campanha dengue

 

Pesquisa Nacional revela que a taxa de desemprego atinge 7,7% no terceiro trimestre deste ano, o menor índice em quase uma década

A mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta terça-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela uma redução significativa na taxa de desemprego no Brasil. O índice registrou 7,7% no terceiro trimestre deste ano, uma queda em comparação com os 8% do segundo trimestre e 8,7% do mesmo período no ano passado.

Esse é o menor índice de desemprego desde o último trimestre de 2014, quando atingiu 6,6%. O número de desempregados foi contabilizado em 8,3 milhões, refletindo uma queda de 3,8% em relação ao trimestre anterior e uma redução de 12,1% comparado ao terceiro trimestre de 2022.

Por outro lado, a população ocupada apresentou um aumento, atingindo 99,8 milhões de pessoas, representando um acréscimo de 0,9% em relação ao trimestre anterior e 0,6% em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse número também representa o maior contingente desde o início da série histórica em 2012.

Os dados revelam uma tendência positiva na economia brasileira, com um aumento no número de pessoas empregadas e uma redução no índice de desemprego, sugerindo uma possível melhoria no cenário econômico do país.