Atletas brasileiros conquistam quatro medalhas douradas no primeiro dia de disputas, celebrando o Dia Internacional do Judô
O Brasil iniciou sua jornada no judô dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, com um impressionante desempenho no tatame. Seis atletas brasileiros subiram ao pódio e conquistaram medalhas, quatro delas de ouro, no primeiro dia de competições. Entre os vitoriosos, caras novas como Aléxia Nascimento e Michel Augusto, e atletas experientes como Larissa Pimenta e a multicampeã Rafaela Silva.
Rafaela, conhecida por suas vitórias anteriores em títulos mundiais e olímpicos, teve uma vitória de destaque. Após ter sua medalha cassada no Pan de Lima em 2019 por doping, a judoca de 31 anos venceu a categoria até 57 kg, derrotando a argentina Brisa Gómez. Com dois wazaris, Rafaela se tornou a primeira judoca brasileira a conquistar todos os títulos no esporte.
“Na primeira luta, veio um pouco da lembrança de 2019, então tive que segurar a emoção. Durante os últimos quatro anos, eu pensei nesses Jogos de Santiago. Consegui me manter forte e focar no objetivo. Foram quatro jogos batendo na trave. Prata [2011], bronze [2015], o ouro retirado. Dezesseis anos depois, consigo esse ouro”, comemorou Rafaela, emocionada, ao falar para a assessoria do Time Brasil.
O dia foi marcado por vitórias expressivas: Aléxia Nascimento venceu a mexicana Edna Carrillo na categoria até 48 kg, garantindo o primeiro ouro do dia. Larissa Pimenta, campeã no Pan de Lima, revalidou o título na categoria até 52 kg, vencendo a mexicana Paulina Martinez. O jovem Michel Augusto superou o colombiano Johan Rojas na categoria até 60 kg, enquanto Willian Lima conquistou o bronze na categoria até 66 kg.
O judô brasileiro se manteve imbatível no primeiro dia em Santiago, conquistando 100% de aproveitamento. No domingo (29), mais seis atletas brasileiros entram no tatame para continuar as disputas, buscando mais pódios para o país.