Paisagem Antiga da Antártida Oriental é Revelada Após 14 Milhões de Anos Sob o Gelo

Um antigo terreno de vales e cordilheiras foi descoberto sob o manto de gelo da Antártida Oriental / Stewart Jamieson/Neil Ross/Duncan Young/ICECAP

 

Descoberta de rios e colinas bem preservados sob a camada de gelo revela história da paisagem antes da formação do manto de gelo

 

 

 

Cientistas desvendaram uma paisagem pré-histórica oculta sob a camada de gelo da Antártida Oriental, que permaneceu inalterada por mais de 14 milhões de anos, graças ao uso de dados de satélite e aeronaves equipadas com radar de penetração no gelo.

Usando técnicas de detecção remota, os pesquisadores mapearam uma área de cerca de 32 mil quilômetros quadrados de terra, aproximadamente do tamanho da Bélgica. A paisagem revela rios e colinas que existiam antes da formação do manto de gelo que cobre a região na atualidade, conforme um estudo publicado na revista Nature Communications na última terça-feira (24).

Stewart Jamieson, professor do departamento de geografia da Universidade de Durham e autor principal do estudo, enfatizou a importância de compreender a história da camada de gelo e da paisagem que a antecedeu. Segundo ele, “a terra sob o manto de gelo da Antártida Oriental é menos conhecida do que a superfície de Marte. E isso é um problema porque essa paisagem controla a forma como o gelo flui na Antártida e controla a forma como poderá responder às alterações climáticas passadas, presentes e futuras”.

O que torna essa descoberta particularmente especial é a preservação da paisagem. Sob camadas de gelo continentais, paisagens relativamente não modificadas são raras, normalmente erodidas pelo movimento do gelo. Entender por que essa paisagem específica sobreviveu praticamente intacta pode ajudar os cientistas a prever como a camada de gelo da Antártida Oriental responderá às mudanças climáticas à medida que o planeta se aquece.

O clima da Terra está retornando a temperaturas semelhantes às vividas quando essa paisagem se originou, há 34 a 14 milhões de anos, com temperaturas 3ºC a 7ºC mais altas do que hoje, conforme apontou o estudo.

A camada de gelo da Antártida Oriental se formou há cerca de 34 milhões de anos, flutuando em tamanho ao longo do tempo, revelando ocasionalmente a terra por baixo. A sobrevivência da paisagem sugere que as temperaturas na base da camada de gelo foram excepcionalmente frias e estáveis, apesar de alguns períodos de aquecimento climático.

Embora a equipe de pesquisa não saiba quais plantas e animais habitavam a região, a presença de rios sugere que a paisagem era vegetada, e esta descoberta abre uma janela para o passado esquecido da Antártida Oriental.