Pegadas de Dinossauros de 125 Milhões de Anos São Descobertas em Praia da Inglaterra

Pegadas de dinossauros foram descobertas na Inglaterra JBA Consultoria/Agência de Meio Ambiente

 

Descobertas no litoral da Ilha de Wight, pegadas preservadas revelam o passado pré-histórico da região

 

 

A costa sul da Inglaterra revelou uma emocionante descoberta para os entusiastas de dinossauros e amantes da história da Terra, com a desenterrada de um conjunto de pegadas de dinossauros incrivelmente bem preservadas.

Engenheiros da Agência Ambiental do governo estavam realizando investigações para reforçar as defesas marítimas ao longo da orla marítima de Yaverland, na Ilha de Wight, quando fizeram a descoberta notável, conforme divulgado em comunicado de imprensa na última segunda-feira (23).

Nick Gray, gerente regional de inundações e riscos costeiros da agência, comentou: “Os dinossauros que existiram exatamente onde a nossa equipe está trabalhando combinam o antigo com o novo, enfrentando os desafios contemporâneos de combate às mudanças climáticas em um período que só podemos imaginar. Todos nós lemos histórias e assistimos a filmes, mas isso nos dá uma perspectiva real de como era a vida na época.”

Especialistas acreditam que as pegadas, datadas de 125 milhões de anos, podem pertencer a um Mantellisaurus, um dinossauro herbívoro que se destacava por seus sete metros de comprimento e três dedos distintivos, os quais o diferenciavam de outros dinossauros. Os Mantellisaurus viveram durante o início do período Cretáceo, que terminou há cerca de 66 milhões de anos.

Embora os fósseis tenham sido encontrados em uma área destinada a turistas, próxima a um café à beira-mar, estacionamento e ponto de ônibus, essa não é uma descoberta surpreendente para os especialistas. Martin Munt, curador do Museu da Ilha dos Dinossauros local, descreveu a Ilha de Wight como “o local mais rico em dinossauros da Europa”.

De acordo com Munt, 35 tipos diferentes de dinossauros foram identificados na ilha, e embora não seja possível ter certeza da espécie específica que deixou as pegadas, é altamente provável que o Mantellisaurus tenha sido encontrado na região, não apenas na costa sul, onde se supunha serem mais comuns.

O Museu de História Natural de Londres exibe um esqueleto de Mantellisaurus descoberto na Ilha de Wight em 1917, que é um dos esqueletos de dinossauro mais completos do Reino Unido, segundo a Agência Ambiental. Esta descoberta é um testemunho vivo do fascinante passado pré-histórico que se esconde nas praias da Inglaterra.