Aplicação do Celpe-Bras 2023/2 Inicia Hoje

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Começa nesta terça-feira a aplicação do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2023/2, avaliando a proficiência em português como língua estrangeira. Provas serão realizadas no Brasil e no exterior.

A partir desta terça-feira (24), tem início a aplicação do exame do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2023/2. As provas escrita e oral serão realizadas até o dia 26, tanto no Brasil como no exterior. O Celpe-Bras é o procedimento oficial brasileiro para certificação de proficiência na língua portuguesa como língua estrangeira.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os locais onde as provas serão aplicadas incluem instituições de ensino superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, além de outras instituições envolvidas na promoção e disseminação da língua portuguesa. Os resultados do exame serão divulgados no dia 15 de dezembro.

O Inep orienta que os candidatos cheguem ao local de aplicação do exame com pelo menos 30 minutos de antecedência em relação ao horário previsto para o início das provas. Para os participantes que farão o exame no exterior, é obrigatória a apresentação de um passaporte ou documento de identificação oficial com foto válido no país onde o exame será realizado.

No caso dos candidatos que farão o exame no Brasil, é obrigatória a apresentação de um documento de identificação oficial com foto. São aceitos documentos como identidades expedidas pelas secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, polícias Militar e Federal, bem como documentos emitidos pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e carteiras de Registro Nacional Migratório.

Também são aceitos documentos de identificação fornecidos por ordens ou conselhos de classe, passaportes, carteiras de habilitação e de trabalho, e documentos digitais contendo foto, como o e-Título, a CNH digital e o RG digital.

O exame escrito avalia de forma integrada a compreensão oral e visual, a leitura e a produção escrita em língua portuguesa. A prova oral, realizada em formato de interação face a face, avalia o desempenho nas habilidades de compreensão e produção oral da língua.

O Inep destaca que a proficiência é avaliada com base nos resultados obtidos nas duas partes do exame, abrangendo práticas de uso da língua portuguesa que podem ser encontradas no cotidiano de estrangeiros que desejam interagir em português, especialmente no contexto brasileiro.