Por que ficamos mais doentes no inverno? Pesquisa revela os efeitos do ar frio na imunidade do nariz

Foto de Brittany Colette na Unsplash

 

Com a chegada do inverno, é comum notar um aumento nas doenças respiratórias, como gripes, resfriados e, mais recentemente, o Covid-19. Mas por que as pessoas parecem adoecer mais facilmente quando o tempo esfria? Cientistas descobriram que a explicação está na resposta imunológica do nariz, que é prejudicada pelo próprio ar frio.

Uma pesquisa recente publicada no The Journal of Allergy and Clinical Immunology revela que a exposição ao ar frio afeta negativamente a resposta imunológica do nariz. A queda de apenas 5ºC na temperatura nasal é suficiente para eliminar quase metade das bilhões de vesículas extracelulares (VEs) que combatem bactérias nas narinas. Essas VEs atuam como iscas para os vírus, impedindo que se liguem às células.

As células do nariz detectam os germes respiratórios e começam a criar bilhões de VEs para combatê-los. Essas VEs atuam como iscas para os vírus, fazendo com que se liguem a elas em vez de aderirem às células do nariz. Posteriormente, as VEs são expelidas para o muco nasal, onde impedem a multiplicação dos vírus.

Quando o nariz é exposto ao frio, ele aumenta a produção de VEs em 160%. Além disso, as VEs produzidas nessa condição têm mais receptores em sua superfície e contêm sequências de micro RNA assassinos de vírus em maior quantidade. Todas essas características aumentam a eficácia do sistema imunológico do nariz.

No entanto, quando a temperatura do nariz cai devido à exposição ao ar frio, quase metade das VEs é eliminada, assim como a eficácia dos micro RNAs e a quantidade de receptores. Isso reduz pela metade a capacidade do sistema imunológico de combater infecções respiratórias.

A pesquisa sugere que o uso de máscaras pode ajudar a manter o nariz mais aquecido, protegendo a imunidade nasal. No futuro, medicamentos tópicos nasais podem ser desenvolvidos para melhorar a resposta imunológica do nariz durante as estações frias. Esses produtos farmacêuticos enganariam o nariz para que ele acreditasse que está enfrentando um vírus, aumentando assim a proteção contra infecções respiratórias.