Governo brasileiro envia purificadores de água portáteis para a Faixa de Gaza

Imagem mostra um purificador de água igual aos que são enviados para a Faixa de Gaza Reprodução

 

Na última segunda-feira (16), o governo brasileiro enviou 40 purificadores de água portáteis para a Faixa de Gaza, em uma ação de ajuda humanitária. Desenvolvido no Brasil em 2018 com o apoio técnico de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), o equipamento tem a capacidade de coletar e transformar água contaminada de rios, lagos, poços e chuva em água potável.

Os purificadores são equipados com uma placa solar, permitindo que funcionem com energia elétrica convencional ou alternativa. Cada um é capaz de tratar 5.760 litros de água por dia, aproximadamente quatro litros por minuto. Com um peso de aproximadamente dez quilos, eles podem ser facilmente transportados para diferentes pontos em um mesmo dia.

Estima-se que esses 40 purificadores possam atender cerca de 13,5 mil pessoas diariamente. A ajuda visa aliviar a grave crise de acesso à água potável na região de Gaza, onde cerca de 95% da população não tem acesso a água própria para o consumo. A água disponível nas torneiras é salgada e poluída, tornando-a imprópria para beber. Os equipamentos seguiram para o Egito e, posteriormente, serão levados para Gaza. Cada purificador tem um custo médio de R$ 9,7 mil.

 

 

Com informações da CNN