Crescimento de casos de SRAG associados à covid-19 é alerta no Brasil, indica Boletim InfoGripe da Fiocruz

© Erasmo Salomão/MS

 

O Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quarta-feira (11), apresentou um sinal de crescimento no número de novos casos semanais de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) associados à covid-19, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, referente à semana epidemiológica 40, de 1° a 7 de outubro.

Os estados que merecem mais atenção devido ao aumento nas internações por covid-19 são Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. Entre as capitais, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo indicaram um crescimento relacionado à covid-19.

Quando analisados os casos gerais de SRAG no país, observa-se um sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e de estabilidade nas últimas três semanas. No que se refere aos vírus da influenza A e ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), a maioria dos estados brasileiros apresenta estabilidade ou queda. O quadro de rinovírus também demonstra desaceleração em grande parte do país.

Apesar do crescimento estar mais concentrado nos estados do Centro-Sul, o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, destaca a importância da população manter a vacinação contra a covid-19 em dia. “Mantemos a nossa convocação para a vacinação. É fundamental que a população esteja vacinada de acordo com as doses especificadas para cada faixa etária”, ressaltou Gomes.