Mil policiais realizam operações em favelas do Rio de Janeiro

© Fernando Frazão/Agência Brasil

 

Nesta segunda-feira (9), mil policiais estão realizando ações em três conjuntos de favelas no Rio de Janeiro. As operações ocorrem na Vila Cruzeiro (Complexo da Penha), Complexo da Maré e Cidade de Deus. Essas ações fazem parte da Operação Maré, anunciada pelo governo fluminense em setembro, em parceria com o governo federal.

A decisão de desencadear essa operação veio após investigações policiais revelarem que criminosos da Maré, na zona norte da cidade, estavam usando um espaço público de lazer para treinar seus membros em táticas de guerrilha. O governo do estado já havia indicado que as ações poderiam se estender a outras comunidades.

Tanto a Cidade de Deus, na zona oeste, quanto o Complexo da Penha, na zona norte, são controlados pelo Comando Vermelho, uma facção criminosa cujos membros, de acordo com a polícia, estariam envolvidos na morte de três médicos na semana passada, na Barra da Tijuca. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre os objetivos específicos das operações desta segunda-feira, e não há participação das forças de segurança federais.