Brasil reafirma compromisso com a produção de alimentos saudáveis e soberania alimentar durante conferência

Foto: Divulgação/IPEDF

 

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, reiterou na terça-feira (3) o empenho do Brasil na produção de alimentos saudáveis, enfatizando a importância da soberania alimentar. Suas palavras foram proferidas durante a abertura da Conferência de Ministros da Agricultura das Américas, realizada em San José, Costa Rica.

“Queremos, nesse encontro, conhecer as boas experiências de outros países. Queremos conhecer para dialogar com os nossos programas e ver como podemos aperfeiçoar os projetos da agricultura familiar no país. E, ao mesmo tempo, nos unir para a defesa da democracia, a diminuição da desigualdade social e a nossa capacidade de enfrentar os eventos climáticos”, afirmou Teixeira.

Durante a abertura do evento, a ministra de Mudança Climática e Meio Ambiente dos Emirados Árabes Unidos, Mariam Bint Mohammed Saeed Hareb Almheiri, ressaltou a necessidade de priorizar os sistemas alimentares e a atividade agropecuária no combate às mudanças climáticas. Ela defendeu parcerias para identificar inovações e garantir que alcancem os pequenos agricultores.

A conferência, que se estende até quinta-feira (5), abordará temas como sustentabilidade, segurança alimentar, mudanças climáticas e agricultura familiar. Além de autoridades, participam renomados especialistas, incluindo o vencedor do prêmio Nobel de Economia Michael Kremer e o laureado com o Prêmio Mundial da Alimentação, Rattan Lal.