Fiocruz lança plataforma para facilitar parcerias em projetos de saúde

Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ

 

Escritório de Captação de Recursos apresenta plataforma digital que busca conectar parcerias para projetos de inovação e pesquisa

 

 

 

 

O Escritório de Captação de Recursos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou nesta semana o lançamento de uma plataforma de parcerias. A iniciativa visa facilitar a conexão com potenciais parceiros para os projetos desenvolvidos pela instituição, permitindo maior transparência e interação entre o público e o privado.

A ausência de um canal de fácil acesso dificultava a construção de parcerias, afirmou o gerente-geral do Escritório da Fiocruz, Luis Fernando Donadio. Ele enfatizou que a plataforma preenche uma lacuna importante ao tornar mais acessíveis as informações sobre os projetos e programas disponíveis para parcerias.

A plataforma funciona como um portfólio digital das ações da Fiocruz abertas para a construção de parcerias e financiamento. Além de apresentar a lista completa dos projetos, o portal oferece uma seção para novas iniciativas, onde coordenadores da Fiocruz podem encontrar orientações para inscreverem seus projetos, incluindo datas previstas para futuras composições de portfólios.

O canal está dividido por categorias de parcerias em potencial, abrangendo diálogo com empresas, fundações, parceiros internacionais, a sociedade civil e instituições como o Ministério Público Federal (MPF) ou o Ministério Público do Trabalho (MPT). As categorias estão focadas em recursos não reembolsáveis.

Donadio ressaltou que a plataforma foi desenvolvida com foco no usuário final, visando facilitar o acesso à informação, o contato e a navegação. Além disso, a intenção é apresentar os resultados, impactos e alcances dos projetos apoiados. Ele enfatizou que, para a Fiocruz, tão importante quanto receber apoio financeiro é prestar contas desse apoio e mostrar o que foi realizado com os recursos recebidos.

A plataforma já registra dezenas de contatos, sendo que 38 representam diferentes parcerias em negociação para projetos não reembolsáveis. A expectativa é que 45 parcerias sejam efetivadas este ano. Entre os projetos que têm atraído mais interesse de pessoas físicas está o do Instituto Nacional da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), maternidade da Fiocruz, focado em programas de humanização hospitalar e suporte para crianças que já tiveram alta hospitalar.

Para empresas e fundações, a busca é por projetos que conectem saúde e ambiente, discutindo como os impactos ambientais afetam a saúde e vice-versa. No âmbito nacional, fundações e empresas têm demonstrado interesse em projetos de pesquisa com alto grau de aplicação na ponta, trazendo novos métodos, tecnologias e soluções para a saúde da população, como a vacina de mRNA e a plataforma de vigilância precoce para identificação de surtos respiratórios.

A plataforma também orienta parceiros interessados para uma linha de financiamento de cooperação que difere das demais, sendo reembolsável. Essa linha é destinada para codesenvolvimento, ou seja, parcerias de codesenvolvimento produtivo no início de maturação, necessitando de parceiros de mercado. O sucesso do projeto resulta em ganhos para o parceiro e a Fiocruz.

A nova plataforma, chamada Portfólio de Inovação da Fiocruz, busca dar visibilidade às tecnologias desenvolvidas pela instituição e buscar parceiros para licenciamento, desenvolvimento conjunto e financiamento. Com uma trajetória que já viabilizou mais de 150 projetos da Fundação desde 2008, o Escritório de Captação da Fiocruz acredita que a plataforma auxiliará a promover a divulgação dos projetos e programas abertos para financiamento.