Copom decide reduzir taxa básica de juros, a Selic, para 12,75% ao ano

Economia, Moeda Real,Dinheiro, Calculadora

 

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, nesta quarta-feira (20), reduzir a taxa básica de juros, a Selic, de 13,25% ao ano para 12,75% ao ano. Esse é o segundo corte desde agosto, quando a autoridade monetária interrompeu o ciclo de aperto monetário devido à forte queda da inflação nos últimos meses.

A expectativa do mercado financeiro, conforme indicado pelo Boletim Focus, era de uma redução de 0,5 ponto percentual na Selic. Alguns analistas projetavam um corte mais acentuado, de até 0,75 ponto. A expectativa do mercado para o fechamento do ano é que a Selic encerre em 11,75% ao ano.

A decisão do Copom foi baseada na evolução do cenário econômico e na queda acentuada da inflação, permitindo o início de um ciclo gradual de flexibilização monetária. Mesmo com o recuo da inflação, o Copom destacou que alguns preços ainda estão subindo ou caindo menos do que o previsto, e que a autoridade monetária reduzirá os juros de forma conservadora.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para controlar a inflação e serve de referência para as demais taxas da economia. A redução da Selic tende a baratear o crédito, incentivando a produção e o consumo, estimulando a atividade econômica e dificultando o controle sobre a inflação.