Descoberto “Ovo Dourado” nas Profundezas do Golfo do Alasca Intriga Cientistas

Crédito: Divulgação/NOAA Ocean Exploration, Seascape Alask

 

Um vídeo divulgado pela NOAA Ocean Exploration, Seascape Alaska, responsável por uma expedição de pesquisa no fundo do mar, mostrou o momento em que um intrigante “ovo dourado” foi encontrado e coletado. O espécime estava localizado em rochas a uma profundidade de 3,3 mil metros no Golfo do Alasca, nos Estados Unidos, e foi recuperado por um veículo operado remotamente no dia 30 de agosto.

Embora seja conhecido que o “ovo dourado” tem origem biológica, os cientistas ainda não conseguiram determinar a qual espécie ele pertence. Isso levanta a possibilidade de que possa ser uma espécie já conhecida, uma espécie totalmente desconhecida ou até mesmo representar um estágio de vida desconhecido de uma espécie já existente.

O achado possui um formato de cúpula, com pouco mais de dez centímetros de diâmetro, uma textura lisa e uma coloração dourada. No entanto, até que possa ser examinado em um ambiente de laboratório com ferramentas mais sofisticadas, a identificação da espécie permanecerá um mistério.

Sam Candio, coordenador de expedição da NOAA Ocean Exploration, explicou: “Provavelmente não entenderemos mais sobre ele até que possamos colocá-lo em um ambiente de laboratório onde possamos continuar a recorrer à experiência coletiva da comunidade científica, com ferramentas mais sofisticadas do que as que somos capazes de manter a bordo.”

Os cientistas enfatizam que a descoberta de novas espécies pode abrir portas para o desenvolvimento tecnológico e trazer benefícios significativos para a humanidade, incluindo melhorias em áreas como medicina, alimentos, energia e conhecimento social.

Sam acrescentou: “Coletivamente, os dados e informações obtidos durante esta expedição nos ajudarão a preencher as lacunas em nossa compreensão desta parte do planeta, para que possamos gerenciá-la e protegê-la de maneira mais eficaz.”