A rinite alérgica é comum e afeta pessoas de todas as idades. Conheça os sintomas e tratamentos

Foto de Brittany Colette na Unsplash

 

A rinite alérgica é uma doença comum que afeta pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. Explica Maria Letícia Chavarria, coordenadora da Seção Científica de Rinites da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde no Brasil, 30% da população sofre de algum tipo de alergia. A rinite “tem origem genética e ocorre como inflamação do nariz causada por alérgenos”.

Esses alérgenos podem variar, como poeira, grama, pelos de animais de estimação, poluição ou até mesmo mudanças bruscas de temperatura. Maria Letizia disse que as crises podem ser sazonais ou o ano todo, dependendo do paciente. O tratamento médico está disponível através de “imunoterapia específica para alérgenos” e vacinas. “Essa combinação garante que os pacientes sejam mantidos sob controle”, acrescentou.

Os sintomas típicos são espirros frequentes, coriza intensa, coceira no nariz, olhos, garganta e ouvidos e olhos vermelhos e lacrimejantes. Os médicos também insistem na necessidade de acompanhamento médico para evitar que a rinite evolua para conjuntivite, otite média, sinusite, faringite, bronquite ou asma.