
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira (29) que o atacante Vinicius Júnior, atualmente no Real Madrid, não participará das duas primeiras partidas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, marcadas para os dias 8 e 12 de setembro. O motivo da ausência é uma lesão muscular na região posterior da coxa direita, de acordo com o laudo dos exames analisados pelo médico da seleção, Rodrigo Lasmar.
Para substituir Vinicius Júnior no ataque da seleção brasileira, o técnico Fernando Diniz convocou Raphinha, jogador do Barcelona. A última vez que Raphinha defendeu a seleção brasileira foi durante a Copa do Catar, quando a equipe era comandada por Tite.
A lesão de Vinicius Júnior ocorreu durante uma partida do Real Madrid contra o Celta de Vigo, pelo Campeonato Espanhol, no último dia 25 de agosto. A expectativa é de que sua recuperação leve até seis semanas.
Os jogadores convocados por Fernando Diniz começarão a se apresentar à seleção na noite da próxima segunda-feira (4 de setembro) em Belém do Pará, local da estreia da equipe nas Eliminatórias. O Brasil enfrentará a Bolívia em 8 de setembro, às 21h45 (horário de Brasília), no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. Quatro dias depois, a seleção visitará o Peru, jogando às 23h, em Lima.
As Eliminatórias Sul-Americanas contam com 10 países, dos quais os seis primeiros colocados ao final das 18 rodadas garantem vaga direta na Copa do Mundo. Haverá uma sétima vaga para o continente sul-americano, que será disputada na repescagem. A Copa de 2026, a primeira com 48 seleções, será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México.