No primeiro dia do Campeonato Mundial de Budapeste, o atleta brasileiro Caio Bonfim conquistou a medalha de bronze na prova dos 20 quilômetros de marcha atlética. Com um tempo de 1h17min47s, estabelecendo um novo recorde nacional, Caio ficou a apenas 26 segundos de conquistar a melhor marca de um sul-americano na história.
Essa é a segunda vez que Caio sobe ao pódio em um Mundial. Seis anos atrás, em Londres, ele também levou a medalha de bronze na mesma prova. Essa conquista marca a 16ª medalha da história do Brasil na competição.
A prova teve início com um atraso de duas horas devido a uma tempestade que causou poças de água no circuito montado na Praça dos Heróis em Budapeste. Caio permaneceu no pelotão da frente durante toda a disputa e chegou a liderar em alguns momentos, mas no final acabou sendo superado pelo espanhol Álvaro Martin, que levou a medalha de ouro, e pelo sueco Perseus Karlstrom, que ficou com a prata.
Apesar de ter recebido duas advertências por faltas cometidas durante a prova, Caio adotou um ritmo mais conservador para evitar uma terceira punição que o obrigaria a uma paragem de dois minutos, o que poderia ter comprometido sua posição no pódio.
Outros atletas brasileiros também competiram neste sábado no Mundial. No arremesso de peso, Darlan Romani, que fez a melhor marca na eliminatória (22,37 metros), terminou em oitavo na final com 21,41 metros. O atleta brasileiro Welington Morais também competiu no arremesso, mas sua marca de 20,30 metros na eliminatória não foi suficiente para avançar à final, e ele ficou em 17º lugar geral.
Na prova de salto em distância, Letícia Oro Melo garantiu vaga na final com a sétima melhor marca na eliminatória, com 6,73 metros. Por outro lado, Eliane Martins e Lissandra Campos não conseguiram avançar.
No salto triplo, Almir Júnior não conseguiu a classificação para a final, terminando na 20ª posição com 16,34 metros. Já nos 100 metros, o trio paulista representando o Brasil não avançou para as semifinais. Paulo André Camilo e Felipe Bardi fizeram 10s25, e Erik Cardoso cravou 10s36.
Por fim, nos 1.500 metros, Jaqueline Weber fez 4min14s56, um recorde pessoal, mas não foi suficiente para chegar às semifinais, terminando em 13º lugar em sua série eliminatória.