Polícia Federal Deflagra Operação Contra Garimpos Ilegais e Tentativa de Homicídio no Pará

 

Nesta terça-feira (8), a Polícia Federal no Pará deu início à Operação Dever Legal, que tem como objetivo investigar suspeitos envolvidos em atividades de garimpo ilegal, além de tentativas de homicídio contra agentes da Polícia Federal e servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

No âmbito dessa operação, a Polícia Federal está cumprindo quatro mandados de busca e apreensão que foram expedidos pela Justiça Federal, todos eles na cidade de Itaituba, localizada a 1.320 quilômetros de Belém.

As investigações tiveram início após uma ação conjunta da Polícia Federal e do ICMBio em abril de 2023, que visava reprimir garimpos ilegais em unidades de conservação federais na região de Itaituba. Durante a operação, enquanto os servidores públicos federais realizavam a inutilização de instalações e maquinário utilizados nos garimpos ilegais, foram emboscados e alvo de uma tentativa de homicídio. As investigações subsequentes apontaram que indivíduos envolvidos com garimpos ilegais, alvo da ação, foram responsáveis pelos disparos de arma de fogo.

Os alvos da operação estão sendo investigados por diversos crimes ambientais, usurpação de patrimônio da União e tentativas de homicídio qualificado, entre outros. De acordo com a Polícia Federal, as penas potenciais somadas podem ultrapassar 30 anos de prisão.