Novas Pinturas Reveladas para Projetos de Aeronaves Sustentáveis da NASA

A NASA e a Boeing revelaram uma nova pintura para a aeronave X-66A que será produzida através do Demonstrador de Voo Sustentável da agência Boeing

 

A NASA revelou novas e elegantes pinturas para dois de seus projetos de aeronaves mais inovadores. Com foco na sustentabilidade e no desempenho, essas aeronaves representam a próxima geração de voos e, ao mesmo tempo, impressionam com seu visual moderno e sofisticado.

O primeiro projeto é o X-66A, desenvolvido em parceria com a Boeing como parte do Demonstrador de Voo Sustentável da NASA. Com o objetivo de construir, testar e pilotar uma aeronave de corredor único com redução de emissões antes do final da década, a Boeing e a NASA estão trabalhando juntas para criar futuros aviões comerciais mais eficientes em termos de combustível. O projeto, conhecido como Conceito Transonic Truss-Braced Wing, utiliza asas finas e alongadas estabilizadas por suportes diagonais que resultam em menos arrasto, reduzindo o consumo de combustível e emissões em até 30% em comparação com as aeronaves atuais.

A nova pintura do X-66A foi revelada no EAA AirVenture Oshkosh e apresenta um corpo branco com uma cauda listrada de azul, laranja e vermelho. Essa aeronave é considerada experimental e busca validar tecnologias de alto risco para revolucionar o setor da aviação. O primeiro voo de teste do X-66A está programado para 2028, e a NASA espera que, no futuro, a tecnologia possa servir cerca de metade do mercado comercial por meio de aeronaves de corredor único de curta a média distância.

Além disso, a GE Aerospace e a magniX estão trabalhando em conjunto com a NASA no projeto Electrified Powertrain Flight Demonstration (EFPD) para viabilizar uma nova geração de aeronaves movidas a eletricidade. O objetivo é desenvolver tecnologias mais eficientes e sustentáveis, incluindo motores, eletrônicos e materiais mais leves. As novas pinturas foram aplicadas em aeronaves modificadas – um Saab 340B aprimorado e uma aeronave DeHavilland “Dash 7” modificada – que serão utilizadas para testes e demonstrações das novas tecnologias.

As tecnologias desenvolvidas nesses projetos têm o potencial de beneficiar aeronaves turboélice de curta distância e aviões comerciais regionais de corredor único. A NASA planeja realizar pelo menos duas demonstrações de voo nos próximos cinco anos para que as novas tecnologias sejam introduzidas comercialmente nos Estados Unidos entre 2030 e 2035.

Com essas inovações, a NASA está pavimentando o caminho para um futuro da aviação mais sustentável e eficiente, levando-nos um passo mais perto de voos ecologicamente corretos e tecnologicamente avançados.