Ícone do site Brasiltimes – Notícias

Elon Musk anuncia mudança no logotipo do Twitter e possíveis críticas sobre a decisão

Foto de Souvik Banerjee na Unsplash

 

O polêmico bilionário Elon Musk anunciou no domingo (23) que planeja mudar o logotipo do Twitter, afirmando que em breve a plataforma se despedirá da icônica marca do pássaro azul. Através de uma postagem na própria rede social, Musk compartilhou uma imagem de um “X” piscando, dando a entender que o novo logotipo poderá ser um “X”. Ele também revelou que, se um logotipo “X” adequado fosse postado naquele dia, a mudança seria realizada mundialmente no dia seguinte.

Desde que adquiriu o Twitter em outubro, Musk tem liderado a plataforma controversamente e promovido mudanças significativas, incluindo a alteração do nome comercial para X Corp. Essa mudança reflete a visão do empresário de criar um “superaplicativo” similar ao WeChat, popular aplicativo chinês que oferece uma ampla gama de serviços integrados.

O Twitter, que tem como símbolo icônico um pássaro azul, é conhecido por ser o “ativo mais reconhecível” da empresa, conforme declarado em seu próprio site. A empresa não emitiu comentários sobre a possível mudança do logotipo até o momento.

Esta não é a primeira vez que o Twitter enfrenta mudanças sob a liderança de Musk. Em abril, o pássaro azul temporariamente cedeu espaço ao cachorro Shiba Inu da criptomoeda Dogecoin, aumentando o valor de mercado da moeda meme.

Além disso, recentemente o Twitter foi alvo de críticas por parte de usuários e profissionais de marketing quando Musk anunciou que a plataforma limitaria o número de tweets que várias contas poderiam ler em um único dia. Tal decisão resultou no crescimento do rival Threads, propriedade da Meta, que alcançou mais de 100 milhões de inscrições em apenas cinco dias após seu lançamento.

Outra questão que afeta a imagem do Twitter é uma ação judicial movida por ex-funcionários, exigindo indenizações no valor de pelo menos US$ 500 milhões. Desde que a plataforma foi adquirida por Musk, mais da metade da força de trabalho foi demitida como medida para reduzir custos.

A mudança do logotipo do Twitter, caso aconteça, pode gerar diferentes opiniões e reações por parte dos usuários, e a plataforma precisará lidar com possíveis consequências decorrentes dessas alterações.

Sair da versão mobile