Morre ex-embaixador brasileiro e ex-ministro Sérgio Amaral aos 79 anos

© MRE/Secom

 

Diplomata ocupou cargos importantes na carreira e contribuiu para as relações internacionais do Brasil

 

 

Na quinta-feira (13), o ex-embaixador brasileiro e ex-ministro da Indústria e Comércio, Sérgio Amaral, faleceu aos 79 anos na cidade de São Paulo. A informação foi confirmada pela família por meio das redes sociais nesta sexta-feira (14).

Sérgio Amaral foi embaixador em importantes capitais internacionais, como Londres (1999-2001), Paris (2003-2005) e Washington (2016-2019), segundo o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), do qual ele foi conselheiro. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e com pós-graduação em Ciência Política pela Universidade Paris-Sorbonne, Amaral também foi professor de Relações Internacionais na Universidade de Brasília.

Ao longo de sua carreira, o diplomata ocupou diversos cargos públicos de destaque. Ele foi Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, Secretário de Comunicação e Porta-Voz do Presidente Fernando Henrique Cardoso, além de ter atuado como Ministro da Indústria e do Comércio entre os anos de 2016 e 2019. Amaral também presidiu os Conselhos da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Sérgio Amaral deixou um legado importante no campo das relações internacionais do Brasil, contribuindo para fortalecer os laços diplomáticos do país com outras nações. Sua vasta experiência e conhecimento foram fundamentais para representar o Brasil em importantes posições no exterior, deixando um legado de dedicação e comprometimento com a diplomacia brasileira.

A morte do ex-embaixador e ex-ministro representa uma perda significativa para o cenário político e diplomático do Brasil, sendo reconhecido por seus feitos e contribuições ao longo de sua trajetória. Sua partida deixa uma lacuna no campo das relações internacionais, mas seu legado será lembrado e valorizado.