Alvinegro carioca suporta pressão e conquista vitória nos minutos finais contra o Tricolor gaúcho
Em uma partida emocionante disputada neste domingo (9) em Porto Alegre, o Botafogo visitou o Grêmio e saiu vitorioso, garantindo três pontos importantes pela 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O meia Eduardo e o atacante Carlos Alberto foram os responsáveis pelos gols que garantiram a vitória do Alvinegro carioca, que agora soma 36 pontos e abre uma vantagem de 10 pontos sobre o segundo colocado, Flamengo. Por outro lado, o Grêmio perdeu a invencibilidade de 23 jogos na temporada, permanecendo com 26 pontos e caindo para a terceira posição na tabela do Brasileirão.
No primeiro tempo, o Tricolor gaúcho dominou o jogo, mostrando maior criatividade e pressionando o Botafogo. A equipe alvinegra teve dificuldades na marcação e o Grêmio aproveitou para criar boas oportunidades de abrir o placar. Aos 22 minutos, o atacante uruguaio Luis Suárez chutou com perigo de dentro da área, mas a bola foi para fora. Dois minutos depois, o Botafogo teve a melhor chance de marcar em cobrança de falta, com o meia Eduardo levantando a bola para Cuesta, que cabeceou para Tiquinho empurrar para as redes. No entanto, o VAR anulou o gol alvinegro devido a impedimento na jogada. O Grêmio seguiu pressionando, mas falhou nas finalizações.
No segundo tempo, o Tricolor continuou criando várias oportunidades para marcar. Aos quatro minutos, Suárez acertou uma bomba na trave do gol defendido por Lucas Perri. Sete minutos depois, Perri fez uma grande defesa em um chute perigoso de Reinaldo e repetiu a dose ao defender outro chute de Suárez aos 28 minutos. Porém, no minuto seguinte, em meio à pressão do Grêmio, foi o Botafogo que abriu o placar na Arena Grêmio. Di Plácido cruzou para Eduardo, que finalizou com precisão dentro da área. O gol abalou a equipe tricolor. Aos 43 minutos, Segóvia interceptou um passe errado do lateral Reinaldo e passou para Marlon, que rolou para Carlos Alberto ampliar a vantagem do Fogão: 2 a 0.
O resultado surpreendente marcou a vitória do Botafogo sobre o Grêmio e consolidou a boa fase da equipe carioca na competição. Enquanto o Alvinegro comemora os três pontos conquistados, o Tricolor gaúcho terá que se recuperar para manter sua posição no topo da tabela do Brasileirão.