Seleção brasileira masculina de vôlei perde para a Itália na Liga das Nações

crédito: @volei /Twitter

 

A terça-feira (4) não foi favorável para a seleção brasileira masculina de vôlei na Liga das Nações. Após vencer o primeiro set contra a Itália, os brasileiros sofreram uma virada e perderam por 3 sets a 1 (parciais de 25/23, 20/25, 15/25 e 21/25) na partida de abertura da terceira e última rodada classificatória, em Passay City, nas Filipinas. A equipe brasileira terá uma folga nesta quarta-feira (5) e voltará a competir à meia-noite (horário de Brasília) de quinta-feira (6), enfrentando a Holanda.

Apesar dessa derrota, a equipe comandada pelo técnico Renan Dal Zotto se mantém em terceiro lugar na classificação geral, com 6 pontos, ficando atrás dos Estados Unidos, que ocupam o segundo lugar com 7 pontos, e do Japão, líder invicto do torneio com 9 pontos. Os oito primeiros colocados ao final desta fase se classificam para as oitavas de final. Além disso, os jogos da Liga das Nações também contribuem para o ranking mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), sendo um dos critérios para a busca de uma vaga olímpica nos Jogos de Paris 2024.

O técnico Renan Dal Zotto reconheceu a superioridade da seleção italiana no jogo: “A gente queria muito essa vitória, mas acho que hoje não conseguimos jogar no mesmo nível que vínhamos jogando, sem tirar o mérito da seleção italiana, que, a partir da metade do segundo set, começou a impor um saque bastante pesado e com poucos erros. Todos se dedicaram ao máximo, mas não conseguimos mostrar nosso melhor desempenho em quadra. Agora temos que pensar no próximo jogo, porque nesse campeonato não dá para ficar remoendo. É focar na Holanda e ver o que faremos de diferente”, afirmou Dal Zotto em depoimento à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

Os destaques da partida foram o oposto italiano Romanò e o ponteiro Michieletto, que marcaram respectivamente 20 e 17 pontos. Já pela equipe brasileira, os destaques foram os ponteiros Honorato, com 15 pontos, e Lucarelli, com 11 pontos.

Honorato, de 26 anos, projetou o próximo jogo contra a Holanda, reconhecendo a dificuldade: “Acho que o time italiano jogou muito bem, nos pressionou muito no saque e fez um jogo com pouquíssimos erros. Nosso time também não estava em um dia tão bom. Mas faz parte do processo. Vamos continuar trabalhando e acreditando no que temos feito no dia a dia, tenho certeza de que colheremos os frutos. Temos que virar a página e nos concentrar na Holanda, que será um jogo duríssimo.”

Programação

Terceira rodada (fase classificatória) – Passay City (Filipinas)

06/07 (quinta-feira) – 0h – Brasil x Holanda

07/07 (sexta-feira) – 0h – Brasil x Polônia

08/07 – (sábado) – 0h – Brasil x China

Fase eliminatória (quartas de final em diante) – Polônia

De 19 a 23 de  julho