Google traz sua ferramenta de inteligência artificial, o Bard

Foto de Mojahid Mottakin na Unsplash

 

O Google anunciou nesta semana que sua ferramenta de inteligência artificial, o Bard, chegará ao Brasil ainda em 2023. Segundo a empresa, o Bard é uma experiência separada e complementar à pesquisa do Google, buscando combinar o conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de seus grandes modelos de linguagem.

Baseado em informações da internet, o Bard promete fornecer respostas novas e de alta qualidade. Através dessa ferramenta, os usuários poderão explorar uma ampla gama de tópicos, desde explicar descobertas do Telescópio Espacial James Webb da NASA para uma criança de 9 anos, até aprender mais sobre os melhores atacantes do futebol no momento.

Além disso, o chatbot oferecido pelo Bard promete ajudar os usuários a escrever rascunhos de redação, planejar chás de bebê e até mesmo obter ideias para o almoço com base no que está disponível na geladeira.

O lançamento do Bard no Brasil ocorre meses depois do sucesso viral do ChatGPT, colocando Google e OpenAI em uma disputa pela liderança da inteligência artificial mundial.

Comparando o Bard e o ChatGPT, Junior Borneli, fundador da Startse, destaca uma diferença primordial: a atualização em tempo real. O Bard está conectado à internet e seus dados são atualizados rapidamente, permitindo o acesso a informações publicadas recentemente. Já o ChatGPT tem seus dados atualizados até meados de 2021.

A Microsoft também se movimentou nesse cenário, anunciando nesta semana que os usuários que acessam o ChatGPT por meio do Bing, seu serviço de busca, agora terão acesso a dados atualizados.

A competição entre as empresas de tecnologia pelo domínio da inteligência artificial é acirrada. Porém, embora haja avanços constantes, o impacto que essas ferramentas podem ter na sociedade ainda é desconhecido.

Diante disso, executivos das maiores empresas de tecnologia têm destacado a importância de utilizar a IA com responsabilidade. Embora acreditem que a tecnologia pode resolver muitos desafios, eles também reconhecem a necessidade de garantir que seu uso seja responsável e ético.

Em comunicado, um porta-voz da Microsoft afirmou: “Estamos otimistas em relação ao futuro da IA e acreditamos que seus avanços resolverão muitos mais desafios do que apresentam, mas também temos o compromisso de garantir que a tecnologia seja utilizada de forma responsável quando se cria algo que pode mudar o mundo.”