Projeto determina que pet shops e estabelecimentos similares comprovem capacitação profissional de funcionários

Divulgação: Alego
Tramita, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o projeto de lei  de nº 1244/23) que torna obrigatório a pet shops, clínicas veterinárias, creches e hotéis a afixarem, em local visível ao público, placa informando que está disponível ao cliente o certificado de capacitação técnica dos profissionais tosadores, banhistas, cuidadores, adestradores e dog walkers.

A proposta, de autoria da deputada Dra. Zeli (UB), surge para assegurar aos tutores de animais domésticos que os estabelecimentos que recebem seus animais de estimação para serviços de estética e saúde tenham, de fato, capacitação para tais realizações.

“Diante dos acontecimentos na última semana, em Goiânia, nós, defensores de animais, não podemos deixar que tragédias como esta aconteçam”, afirmou a parlamentar sobre o caso da cadela Luma, vítima de maus tratos, por uma tosadora, em um pet shop da Capital, que resultou na morte da cachorrinha.

Pelo projeto, consideram-se tosador, banhista, cuidadores, adestradores e dog walkers os profissionais qualificados em cursos técnicos ou profissionalizantes nas respectivas áreas.

O objetivo da proposta, de acordo com a deputada, é assegurar que os animais recebam os cuidados adequados e impedir situações de maus-tratos. “Nossos amigos de estimação merecem ser tratados com excelência e respeito em todos os momentos, especialmente quando confiamos aos profissionais a responsabilidade dos cuidados em estabelecimentos especializados”, finalizou Zeli.

Com informações do Gabinete Dep. Dra. Zeli