Jogo de Mario Bros foi usado por hackers para minerar criptomoedas

(crédito: Reprodução/YouTube/FãsdeCinema)

 

Uma versão falsa de um jogo criado por fãs do famoso mascote dos videogames, Mario Bros, está sendo utilizada por hackers para minerar criptomoedas

 

 

Os criminosos estão explorando uma cópia adulterada do Super Mario 3: Forever, um remake do clássico do Super Nintendo feito por fãs para Windows, lançado em 2003. A intenção original do projeto era permitir que os jogadores desfrutassem do jogo em seus computadores, já que todos os jogos da Nintendo são exclusivos de seus consoles. No entanto, essa versão modificada está sendo usada para instalar um vírus nos computadores dos jogadores.

Mario como minerador de criptomoedas

O instalador alterado foi identificado pelo Laboratório de Pesquisa e Inteligência da Cyble (CRIL), que descobriu a presença de diversos cavalos de Troia e malwares no jogo. A infecção ocorre durante a instalação do Super Mario Forever. As informações da vítima são enviadas diretamente para o servidor dos hackers e o programa SupremeBot começa a ser executado secretamente no computador do usuário, utilizando seus recursos de memória e internet para minerar criptomoedas em benefício dos criminosos.

De acordo com a Cyble, também foi identificado um segundo malware chamado Umbral Stealer, responsável por roubar senhas, cookies, carteiras digitais e outros dados do navegador do usuário. Em alguns casos, o Umbral Stealer é capaz até mesmo de capturar imagens da tela do computador. Além disso, o software é projetado para evitar ser detectado por soluções antivírus, se escondendo nos aplicativos em exceção, o que facilita a continuidade da mineração das moedas digitais infectadas.

Como se proteger?

É recomendado sempre procurar e baixar softwares oficiais. Em vez de acessar links desconhecidos pela internet, é aconselhável obter os jogos em sites oficiais ou lojas digitais, a fim de evitar a instalação de softwares maliciosos.

Caso você suspeite que seu computador esteja infectado, é importante alterar imediatamente as senhas de suas contas bancárias digitais e contas de e-mail. Além disso, é fundamental evitar o uso de senhas repetidas para diferentes serviços.