Governo destina R$ 200 milhões para custear equipamentos de hemodiálise no SUS

Para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue, Ministério da Saúde lança campanha de doação de sangue, no Hemocentro de Brasília

 

 

Uma portaria do Ministério da Saúde, publicada nesta segunda-feira (26) no Diário Oficial da União, destina um montante de R$ 200 milhões para custear equipamentos de hemodiálise em uso no Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento é indicado para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica grave.

De acordo com o comunicado do ministério, os recursos serão direcionados para serviços que possuem até 29 máquinas de hemodiálise, levando em consideração análises e discussões com gestores municipais e estaduais sobre a eficiência de custo “diante das dificuldades encontradas especialmente nesses serviços”.

O valor será calculado com base em uma perspectiva anual e transferido mensalmente por meio do Componente do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (Faec), sendo repassado aos estabelecimentos contemplados. Essa medida visa fortalecer a infraestrutura de atendimento a pacientes com problemas renais graves e contribuir para a melhoria dos serviços de hemodiálise disponíveis no SUS.