A diferença entre submarino e submersível

Foto de Sung Jin Cho na Unsplash
Pixel de Impressão banner campanha dengue

 

A embarcação Titan, que está em busca dos destroços do Titanic no Atlântico, é tecnicamente classificada como um submersível, e não um submarino, como tem sido chamada popularmente.

Embora a estrutura do Titan se assemelhe a um submarino, existem algumas diferenças entre os dois tipos de embarcações.

Ao contrário dos submarinos, os submersíveis dependem de uma nave-mãe para serem lançados ao mar.

No caso do Titan, o navio de apoio utilizado é o Polar Prince, um antigo navio quebra-gelo da Guarda Costeira canadense, de acordo com informações fornecidas pela Horizon Maritime, co-proprietária do navio.

Outra diferença entre os submersíveis e os submarinos é o tempo de permanência debaixo d’água. Os submarinos possuem maior autonomia, podendo permanecer submersos por meses, enquanto os submersíveis possuem reservas de energia mais limitadas, conforme informado pela OceanGate, empresa responsável pela expedição Titan, em uma página que foi visualizada pela CNN, mas que não está mais disponível.

O Titan possui suporte de vida para 96 horas e suas imersões até os destroços do Titanic geralmente duram de 10 a 11 horas, de acordo com informações do site da empresa. Essa capacidade é comparativamente menor em relação aos submarinos, que possuem capacidade para permanecer submersos por um período muito maior.

É importante destacar essas distinções para uma compreensão precisa das características e capacidades da embarcação Titan durante essa importante missão de busca pelos destroços históricos do Titanic no fundo do oceano.

 

Com informações da CNN