O Google anunciou nesta quarta-feira (15) um novo recurso que utiliza inteligência artificial generativa para mostrar aos compradores como as roupas ficarão em diferentes tipos de corpos. A tecnologia permite visualizar como as peças se ajustam, dobram, esticam e formam drapeados e sombras em uma variedade de modelos em várias poses. Além disso, a empresa também está lançando um recurso que auxilia os usuários a encontrar peças semelhantes em diferentes cores, padrões ou estilos em lojas online, por meio de um algoritmo de correspondência visual alimentado por inteligência artificial.
Essas iniciativas fazem parte do esforço do Google em fortalecer seu mecanismo de busca diante do surgimento de novas ferramentas com inteligência artificial, após o sucesso do ChatGPT. Na conferência de desenvolvedores do Google I/O, a empresa anunciou uma série de novidades de inteligência artificial, incluindo a expansão do acesso ao chatbot Bard e a adição de recursos de IA ao Google Search.
Para desenvolver o recurso de teste virtual, o Google utilizou pares de imagens de mais de 80 modelos de diferentes tamanhos, tons de pele, formas corporais e origens étnicas. A inteligência artificial aprendeu a combinar a forma de certas peças de roupa em diversas posições para gerar imagens realistas dos usuários de todos os ângulos. Inicialmente, o recurso funcionará com blusas femininas de marcas como Anthropology, Loft, H&M e Everlane, com a previsão de expansão para camisas masculinas no futuro. O Google também ressaltou que o recurso se tornará mais preciso com o tempo.
Embora o Google não seja a única empresa a adotar inteligência artificial generativa no e-commerce, outras companhias como Shopify, Instacart, Amazon e eBay também estão explorando o uso dessa tecnologia. Desde ajudar os clientes a tomar decisões de compra até resumir o feedback dos produtos, a inteligência artificial tem desempenhado um papel fundamental na otimização da experiência de compra online.