O surfista brasileiro Filipe Toledo conquistou o título da etapa de El Salvador do Circuito Mundial de Surfe nesta sexta-feira (16), na praia de Punta Roca. Ele superou o atual líder do ranking mundial, o norte-americano Griffin Colapinto, com uma pontuação de 17,33 contra 12,10 pontos.
Essa vitória teve um significado especial para Filipe Toledo, o atual campeão mundial, pois ele derrotou justamente o mesmo adversário que o havia vencido na final da etapa de El Salvador no ano anterior. “Temos nos encontrado em todas as finais (eles também decidiram a etapa de Sunset Beach, no Havaí, em 2023). Tem sido divertido”, declarou Filipinho, como é conhecido no meio do surfe. Ele dedicou o título à sua mãe, que estava aniversariando no dia: “Isso é para você, mãe. Esse é o seu presente. Amo você”.
Com essa vitória em Punta Roca, Filipe Toledo assumiu a vice-liderança do ranking mundial. Esta é a segunda etapa que o brasileiro vence em 2023, após o título em Sunset Beach. Agora, ele se preparará para disputar o título da etapa de Saquarema, no Rio de Janeiro, que ocorrerá entre os dias 23 de junho e 1º de julho. “Estamos indo para o Brasil agora, para um evento que será incrível, maravilhoso. Peço a torcida de vocês para que possamos mostrar ao mundo todo, à WSL (Liga Mundial de Surfe), aos surfistas, o quão bom é o Brasil e como será grandioso esse evento”, afirmou o surfista.
Na competição feminina, a vitória ficou com a norte-americana Caroline Marks. A jovem de 21 anos teve uma campanha brilhante em El Salvador, derrotando duas campeãs mundiais ao longo do caminho: a havaiana Carissa Moore na semifinal e a australiana Tyler Wright na final.