Escultura do jogador e memorial aos trabalhadores são destaques da nova obra viária
Recém-inaugurado, o Túnel Rei Pelé, localizado em Taguatinga, conta com um espaço de homenagens dedicado ao jogador brasileiro Edson Arantes do Nascimento, que dá nome ao túnel, e aos trabalhadores envolvidos na construção da obra viária. O memorial do túnel é composto por quatro elementos principais: uma escultura do jogador, uma placa de aço carbono com o nome da obra, e duas estruturas de alvenaria pintadas de preto.
O destaque do memorial é a escultura do jogador Pelé, uma criação do escultor Omar Franco, que reside em Taguatinga. A obra, feita em três chapas de aço, sendo uma de carbono e as outras de aço inoxidável, possui 2,7 metros de altura por 1,25 metros de largura e pesa 500 kg. A escultura é uma releitura de uma fotografia de Pelé em sua juventude, com uma estrutura vazada que cria um efeito tridimensional quando atingida pela luz solar.
Além da escultura, o memorial também homenageará os trabalhadores que participaram da construção do túnel. Os nomes de 750 servidores envolvidos na obra serão gravados em quatro placas de aço carbono, com 1,50 metro de altura e 60 centímetros de largura. A cor das placas ainda está por definir.
O objetivo do memorial é humanizar o centro urbano e destacar a importância do túnel para a fluidez do trânsito, devolvendo a região para a população. A escultura e o memorial foram encomendados pelo Governo do Distrito Federal, por meio do secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho. Omar Franco, o escultor, possui outras obras em diversos pontos de Brasília, incluindo setores comerciais e bancários, a W3 Norte, shoppings, praças e prédios.
O Túnel Rei Pelé, juntamente com o memorial, é considerado uma grandiosa obra pelo secretário Luciano Carvalho, representando um presente significativo para Taguatinga e seus moradores. Com informações Agência Brasília