
Praticar exercícios aeróbicos e fortalecimento muscular diminui pela metade as chances de óbito por doenças respiratórias, segundo pesquisa recente
A atividade física regular pode ajudar a prevenir o risco de morte por gripe e pneumonia, revela um novo estudo publicado no “British Journal of Sports Medicine”. Segundo a pesquisa, seguir as diretrizes de exercícios para atividade aeróbica e fortalecimento muscular pode reduzir o risco de morte por essas doenças em 48%.
De acordo com as Diretrizes de Atividade Física para Norte-Americanos, os adultos devem praticar pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica moderada e dois ou mais dias de atividades moderadas de fortalecimento muscular por semana. O estudo analisou os dados de mais de 570 mil pessoas entre 1998 e 2018 e constatou que cumprir essas recomendações reduziu significativamente o risco de morte por gripe e pneumonia.
Mesmo que não seja possível atingir a quantidade recomendada, qualquer nível de atividade física aeróbica já oferece mais proteção do que nenhuma atividade. Praticar de 10 a 149 minutos de atividade física aeróbica por semana reduziu o risco de morte por gripe e pneumonia em 21%.
No entanto, o estudo também mostrou que o excesso de atividade física pode ser prejudicial. Não foram observados benefícios adicionais em pessoas que praticavam mais de 600 minutos de atividade aeróbica por semana, e fazer sete ou mais sessões de fortalecimento muscular foi associado a um aumento de 41% no risco de morte por gripe ou pneumonia.
Apesar de ser um estudo observacional, os resultados são significativos, pois a gripe e a pneumonia são importantes causas de morte nos Estados Unidos e em todo o mundo. Os pesquisadores ressaltam a importância da vacinação contra essas doenças e enfatizam que a atividade física pode ser uma ferramenta poderosa na prevenção da morte por gripe e pneumonia.
Recomenda-se que as pessoas incorporem atividades aeróbicas que aumentem a frequência cardíaca e as glândulas sudoríparas, como caminhada rápida, natação, ciclismo, corrida ou subir escadas. Além disso, exercícios de fortalecimento muscular, como levantamento de pesos, agachamentos e jardinagem pesada, também são benéficos.
Iniciar aos poucos, com apenas dez minutos de exercícios por dia, já pode trazer grandes benefícios à saúde. É importante encontrar atividades que sejam prazerosas e adequadas ao seu estilo de vida, e buscar orientação de profissionais da área para obter melhores resultados.