
A partir deste domingo (07), o Brasil estará presente no Mundial de Judô em Doha, no Catar. A competição é a mais importante do calendário da modalidade e concede a maior pontuação para o ranking olímpico classificatório dos Jogos de Paris 2024. Com a presença de mais de 600 atletas de todo o mundo, o Brasil terá 16 representantes, entre eles Rafaela Silva, líder do ranking na categoria dos 57kg, e Guilherme Schimidt, atual número 4 na categoria de 81kg.
O Mundial de Judô contará com transmissão ao vivo pelo site do Canal Olímpico do Brasil e a expectativa é alta para os atletas brasileiros, mesmo com algumas ausências importantes como Mayra Aguiar, Daniel Cargnin, Larissa Pimenta e Ellen Froner, todos lesionados. Na última edição, o Brasil conquistou quatro medalhas, duas delas de ouro, com Rafaela Silva e Mayara Aguiar, além de uma prata e um bronze.
A competição é crucial para a pontuação no ranking olímpico classificatório para Paris 2024. O Mundial de Judô distribui até 2 mil pontos para o campeão e o objetivo do Brasil é assegurar a vaga em todas as 14 categorias individuais, além do torneio por equipes. Com 23 pódios olímpicos conquistados até hoje, a delegação brasileira está confiante em garantir seu lugar nas Olimpíadas de Paris 2024.
As preliminares começam às 5h (horário de Brasília) e as finais ocorrerão ao meio-dia. O Brasil terá representantes em todas as categorias individuais, além da disputa por equipes. O Mundial de Judô vai até o dia 14 de maio.
Estreia dos brasileiros no Mundial:
Preliminares a partir das 5h e finais ao meio-dia (horário de Brasília):
Domingo (7) – Natasha Ferreira (48kg) e Amanda Lima (48kg)
Segunda (8) – Willian Lima (66kg)
terça (9) – Rafaela Silva (57kg) e Jéssica Lima (57kg)
quarta (10) – Ketleyn Quadros (63kg), Gabriella Mantena (63kg), Guilherme Schimidt (81kg) Eduardo Yudy Santos (81kg)
quinta (11) – Rafael Macedo (90kg) e Giovani Ferreira (90kg)
sexta (12) – Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Buzacarini (100kg)
sábado (13) – Beatriz Souza (+78kg), Rafael Silva (+100kg) e João Cesarino (+100kg)
domingo (14) – disputa por equipes