A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizará o evento “Internacionaliza UFRJ 2030” no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, no próximo dia 12 de maio. O objetivo do encontro é celebrar a internacionalização da universidade por meio do programa Capes-Print, que fornece bolsas de mobilidade acadêmica para docentes, doutorandos e técnicos de pós-graduação em universidades públicas do Brasil. O evento reunirá pesquisadores da UFRJ que desenvolveram trabalhos no exterior e cientistas internacionais para discutir temas como sustentabilidade e desigualdades. A entrada será gratuita e haverá tradução simultânea.
Dez pesquisadores da UFRJ participarão do encontro, compartilhando suas experiências em pesquisas internacionais realizadas por meio de parcerias internacionais. Entre eles estará Rafael Coimbra, editor-executivo da MIT Technology Review Brasil, que apresentará um relato de sua experiência observando os impactos da Inteligência Artificial e do metaverso na saúde mental.
Além disso, serão debatidas duas grandes áreas ligadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): combate às desigualdades e proteção à vida. Entre os palestrantes internacionais estarão a pediatra Ruth Etzel, da Milken Institute School of Public Health, dos Estados Unidos, que falará sobre os efeitos da poluição do ar na saúde infantil; e Niels Albertsen, da Aarhus School of Architectures, da Dinamarca, referência em urbanismo e ciências sociais na Escandinávia e na Europa, que apresentará sua visão sobre como modernizar e “ecologizar” as cidades contemporâneas para superar os dilemas urbanos.
O evento “Internacionaliza UFRJ 2030” também terá micro palestras realizadas pelos palestrantes estrangeiros nos dias 15 e 16 de maio, para a comunidade acadêmica de pós-graduação da UFRJ. Os temas abrangem diversas áreas, como arquitetura, urbanismo, sociologia, psicologia, bioquímica, medicina e geografia, entre outras. As palestras internacionais também estarão disponíveis online após o evento.