Novas pesquisas mostram que buracos negros de massa intermediária deixam rastro cósmico ao devorar estrelas

Um modelo de computador mostra uma estrela sendo destruída enquanto orbita um buraco negro de massa intermediária Fulya Kiroglu/Universidade Northwestern

Nova pesquisa revela que nem todos os buracos negros são iguais em termos de comportamento. De acordo com um estudo conduzido por astrofísicos que usaram modelos de computador 3D, os buracos negros de massa intermediária tendem a dar algumas mordidas em estrelas rebeldes antes de jogar fora as migalhas estelares e deixar uma trilha cósmica. Durante as simulações, os pesquisadores descobriram que o buraco negro de massa intermediária prendeu a estrela em sua órbita, e a cada volta que a estrela dava, o buraco negro dava outra mordida nela. Quando restava apenas o núcleo denso e disforme da estrela, o buraco negro a descartava e a enviava voando pela galáxia.

Essas descobertas podem ajudar os astrônomos a encontrar buracos negros de massa intermediária, procurando evidências de seus comportamentos. Fulya Kıroğlu, estudante de doutorado em astrofísica na Northwestern University, afirmou que, embora não seja possível observar buracos negros diretamente, as interações entre eles e seus ambientes podem ser observadas. Ela explicou que as estrelas passam por várias passagens antes de serem ejetadas, perdendo massa a cada passagem. Cada erupção é mais brilhante do que a anterior, criando uma assinatura que pode ajudar os astrônomos a encontrá-los.

Os buracos negros de massa intermediária ainda são objeto de debate entre os astrofísicos, que ainda estão tentando provar sua existência. Esses objetos celestes indescritíveis são estimados entre três e 10 vezes a massa do nosso sol e são criados quando estrelas em explosão entram em colapso. Acredita-se que a massa de um buraco negro de massa média esteja entre a de um buraco negro supermassivo e a de um buraco negro de massa muito menor.

Durante o experimento de modelagem 3D, as estrelas foram capazes de completar até cinco órbitas em torno de um buraco negro de massa intermediária antes de serem expulsas. A cada passagem, a estrela perdia mais massa enquanto era lentamente destruída. Os remanescentes foram ejetados a uma velocidade estonteante de volta à galáxia, o suficiente para criar um padrão de luz brilhante que os astrônomos poderiam observar em sua busca para provar a existência dos buracos negros invisíveis de massa média. Algumas estrelas podem ter sorte e sobreviver ao evento, e a velocidade de ejeção é tão alta que essas estrelas podem ser identificadas como estrelas de hipervelocidade, que foram observadas nos centros das galáxias.