Musculação na infância e adolescência: mitos e verdades

Academia, exercicio fisíco

 

Especialistas esclarecem dúvidas sobre os benefícios e cuidados da prática de musculação por crianças e adolescentes

 

Uma crença popular é que o levantamento de peso por crianças e adolescentes pode prejudicar seu crescimento e desenvolvimento fisiológico. No entanto, especialistas apontam que o levantamento de peso, quando realizado corretamente, pode trazer benefícios para crianças e adolescentes, incluindo ganho de força.

Uma das preocupações relacionadas ao levantamento de peso é a crença de que ele pode afetar o crescimento através de lesões nas placas epifisárias responsáveis pelo crescimento ósseo. Essas placas são encontradas apenas em crianças e adolescentes em crescimento e desaparecem quando atingem a idade adulta.

O desafio para a prescrição desse tipo de atividade física é determinar a idade biológica dos jovens, levando em consideração suas diferentes características corporais. Programas de levantamento de peso para adolescentes devem ser supervisionados, e questões de postura durante o exercício devem ser cuidadosamente consideradas para evitar a possibilidade de lesão da placa epifisária ou interferência no processo de crescimento e desenvolvimento.

O Departamento de Medicina do Esporte da Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o levantamento de peso para crianças, desde que adaptado à criança, mesmo antes da puberdade. No entanto, os programas de levantamento de peso para crianças exigem cuidados específicos, como avaliação pediátrica contínua, supervisão profissional por instrutores treinados para trabalhar com jovens e atenção à nutrição.

Dos 12 aos 17 anos de idade, os adolescentes devem continuar a se envolver em outras atividades, como esportes, mas o levantamento de peso pode ser feito, desde que seja bem orientado e se concentre na execução de qualidade, em vez de aumentar a carga.