Faltando 500 dias para o início da Paralimpíada de Paris, que acontece de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024, o Brasil já assegurou sua presença em três modalidades. A seleção feminina de vôlei sentado já está classificada, após conquistar o título mundial em novembro de 2021. A equipe disputará o Campeonato Pan-Americano, em maio, e a Copa do Mundo do Cairo, em novembro, como preparação para os Jogos.
No goalball masculino, o Brasil também já tem presença garantida, graças ao tricampeonato mundial conquistado em dezembro de 2021. O ciclismo é a terceira modalidade em que o país assegurou vaga, com duas vagas – uma por gênero – destinadas pelo ranking das Américas.
Com as três modalidades, o Brasil tem 20 lugares reservados no avião rumo a Paris, sendo 12 para atletas do vôlei sentado feminino, seis do goalball masculino e dois do ciclismo. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) tem como meta classificar pelo menos 250 atletas, com a expectativa de superar o número de representantes na última edição dos Jogos, em Tóquio, onde o Brasil teve 259 atletas, incluindo aqueles sem deficiência. A contagem regressiva continua para a maior competição paralímpica do mundo.
Com 500 dias restantes para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o Brasil busca ampliar sua presença nas competições esportivas. O país ainda tem vagas a serem conquistadas em 19 esportes, incluindo o tênis de mesa e o rugby em cadeira de rodas, que terão vagas definidas nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago em novembro deste ano. Além disso, há possibilidade de vagas em outras modalidades por meio de Campeonatos Mundiais deste ano, que também servirão como classificatório para mais quatro modalidades. O Brasil busca se classificar sem ser o país-sede no rugby em cadeira de rodas.