Péricles: “Carnaval não representa a diversidade. Ele é a diversidade!”

Divulgação: redes sociais/instagram/@pericles

 

Orquestra Frevo no Mundo e Péricles apresentam lançamentos que trazem para os streamings releituras próprias de músicas com a cara do carnaval

 

 

Um ritmo que ficou tão marcado pelo carnaval que o público não esquece a energia, qualidade de composição e poesia. O frevo é alegria do brasileiro na folia, mas sempre teve potencial para ir além. Foi pensando nisso que o músico e produtor Pupillo e o produtor artístico Marcelo Soares decidiram iniciar o projeto Orquestra Frevo no Mundo. A ideia, lançada em 2007, ganhou um produto organizado em volumes em 2020 e, em 2023, com o retorno do clima de carnaval, ganha o volume 2.

O produto consiste em artistas de todo Brasil fazendo versões de frevos famosos. A preferência é por cantores, cantoras e bandas de fora de Pernambuco que, de alguma forma, compartilham a energia que Orquestra entende como Frevo, mas nomes pernambucanos, sejam consagrados ou jovens promessas, também tem espaço nessa festa.

Orquestra Frevo no Mundo Vol. 2 tem Nando Reis, Bala Desejo e Martins, assumindo o microfone que já foi de Edu Lobo, João Donato, Céu, Caetano Veloso, Duda Beat, Otto, Arnaldo Antunes, Mundo Livre S/A, Tulipa Ruíz entre outros. As canções revistas são Não existe pecado ao sul do Equador, por Nando; Energia, com Martins; e Chão da praça, na voz da banda Bala Desejo.

Desde o princípio, a vontade dos criadores do projeto era ultrapassar os limites com o frevo. Literalmente colocar o frevo no mundo, mas com o retorno do carnaval, após dois anos sem lotar as ruas, a oportunidade era perfeita para um novo lançamento. Afinal, o próprio Pupillo classifica: “A maior pista de dança do mundo é a rua e o frevo e o carnaval são dois dos maiores representantes disso”.

Bem além do samba

Um ícone do samba, mas que não está preso a só um gênero e, sim, ao amor à música, Péricles mostrou que é capaz de transcender o próprio gênero musical e dar a própria cara e visão das canções que bem entende. De versões de Nando Reis, AnaVitória e até piadas de que colaborará com a estrela do R&B Frank Ocean, Pericão é mais do que só a síncope do samba; ele é um representante na música brasileira que tem unidade em uma bonita voz.

O cantor aproveitou o clima de carnaval para fazer mais versões e apresentar um repertório de todos os gêneros sob a própria perspectiva. Ele lançou o EP Pericão Folia, um compilado do que representa o carnaval para o músico. De Samba-enredo a marchinhas, passando por axé, frevo e chegando até o pop. O samba, que está na veia do artista, dá o tom, mas as composições mais distintas coexistem neste lançamento.

Com informações do Correio Braziliense