Dantas cai e Rodrigo Cunha avança ao empate técnico em Alagoas

Foto: Divulgação Redes Sociais

 

Governador afastado caiu 3,7 pontos e senador do União Brasil subiu 4,3, a dez dias do 2º turno ao governo estadual

 

 

O Instituto Paraná Pesquisas registrou empate técnico entre os candidatos que disputam o 2º turno ao Governo de Alagoas, daqui a dez dias. Afastado na semana passada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) por suspeita de corrupção e investigado na Operação Edema, o governador-tampão Paulo Dantas (MDB) caiu 3,7 pontos percentuais, enquanto o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) avançou 4,3 pontos, em relação à modalidade estimulada do último levantamento divulgado há seis dias.

O governador afastado ainda lidera numericamente a disputa, em empate técnico de acordo com a margem de erro de 2,6 pontos. Paulo Dantas caiu do alto dos 48,1% da preferência de voto da pesquisa do último dia 14, para os atuais 44,4% das intenções de voto. Enquanto Rodrigo Cunha escalou dos 38,2% da pesquisa anterior para os 42,5% neste levantamento divulgado hoje.

A diferença entre os dois é de 1,9 ponto percentual nesta modalidade estimulada da pesquisa, em que são citados os nomes dos candidatos.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº AL 00657 2022. A Paraná Pesquisas ouviu 1.510 eleitores com 16 anos ou mais em 32 municípios alagoanos, entre os dias 15 e 19 de outubro de 2022. E atingiu um nível de confiança de 95% para a margem estimada de erro de 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.

Veja os dados da pesquisa estimulada para o governo de Alagoas:

‘Votos válidos’

Já na simulação de votos válidos, em que são excluídos as respostas de entrevistados que não optaram por nenhum dos candidatos, Paulo Dantas lidera com 51,1%, seguido de perto por Rodrigo Cunha, que obteve 48,9% da preferência do eleitor, também em empate técnico.

No levantamento anterior, o candidato à reeleição tinha 55,7% e seu adversário 44,3%, na simulação de votos válidos. Números se se comparados aos atuais representam uma queda de 4,6 pontos no desempenho de Paulo Dantas, e subida de Rodrigo Cunha no mesmo patamar.

Na pesquisa espontânea, em que ainda não são apresentados os nomes dos candidatos, Paulo Dantas obteve 33,6% das respostas, e Rodrigo Cunha foi o nome citado por 32,1% dos eleitores consultados.