Isaquias Queiroz quer ser “o maior atleta olímpico do Brasil”

Isaquias Queiroz vibra com a conquista do ouro no C1 500m no Mundial do Canadá — Foto: Fábio Canhete

 

 

Mais uma vez Isaquias Queiroz deu show. Durante o Mundial de Canoagem realizado em Halifax, no Canadá, o brasileiro venceu no último sábado a prova do C1 500m e conquistou a 13ª medalha em campeonatos deste porte. E o histórico pode ficar ainda melhor se o canoísta vencer a final do C1 1000 neste domingo, com transmissão do sportv2, a partir das 11h (de Brasília). Depois da vitória, Isaquias vibrou e explicou que seu combustível é mirar a marca de número 1 do país.

– Eu criei o objetivo de me tornar o maior atleta olímpico do Brasil na canoagem. Meu objetivo é esse, me tornar o maior atleta olímpico na canoagem e no esporte olímpico brasileiro. Posso dizer que as pessoas já me respeitam fora da água, dentro dela tem é que ir pra cima mesmo. Mas as pessoas já me veem como referência e admiram meu jeito de remar.

Isaquias Queiroz vibra com a conquista do ouro no C1 500m no Mundial do Canadá — Foto: Fábio Canhete
Isaquias Queiroz vibra com a conquista do ouro no C1 500m no Mundial do Canadá — Foto: Fábio Canhete

A vitória de sábado no C1 500 foi maiúscula. Isaquias sobrou nos metros finais, chegando a frente do segundo colocado, o romeno Catalin Chirila, em dois segundos. O canoísta explicou que já imaginava o resultado e encontrava-se muito confiante depois que o seu técnico, Lauro de Souza Júnior, o Pinda, avaliou como seria a final.

– Eu e Pinda conversamos ali e ele me disse ‘essa medalha é sua, não tem como alguém ganhar de você, você está remando muito. Os 1.000m vai ser mais desafiador, mas essa medalha é sua e não tem como alguém tirar’ – revelou ele.

Isaquias também explicou que outro fator motivacional para a sétima medalha de ouro em mundiais foi a presença do público brasileiro na raia de competição no Canadá.

– Nós tínhamos uma torcida pequena aqui que torceu, gritou muito. Eu tinha que ganhar por eles. Eles vieram aqui para ver o show e eu tinha que dar essa medalha para eles – contou o campeão.

Neste domingo, Isaquias fecha sua participação no mundial com a prova do C1 1000m. Apesar desta ter sido a disputa que lhe rendeu o ouro olímpico em Tóquio 2020, o brasileiro deve enfrentar mais dificuldades na decisão. Isto porque na fase qualificatória ele chegou a ser superado pelo romeno Catalin Chirila, prata no C1 500m.

Por conta do resultado na fase de classificação, ele precisou participar das semifinais, onde conseguiu reencontrar o ritmo na prova. O domingo será então não só uma oportunidade de revê-lo nas águas do Canadá, mas também de incrementar essa rivalidade entre ele e o romeno, desenvolvida ao longo do evento.

Isaquias Queiroz namora a 13ª medalha conquistada em Mundiais de Canoagem — Foto: Fábio Canhete
Isaquias Queiroz namora a 13ª medalha conquistada em Mundiais de Canoagem — Foto: Fábio Canhete

Em Mundiais, Isaquias soma agora sete ouros e seis bronzes nas sete edições que disputou. No caso dos Jogos Olímpicos, além do ouro em Tóquio 2020, ele tem ainda três medalhas na Rio 2016, quando conquistou duas pratas e um bronze, tornando-se na ocasião o maior medalhista brasileiro numa mesma edição de Jogos Olímpicos. (Ge)