Planta carnívora que captura presas no subsolo é a primeira do tipo a ser descoberta

Nepenthes pudica é mostrada na província indonésia de Kalimantan do Norte em Bornéu. Nenhuma outra espécie de planta carnívora captura suas presas no subsolo. Reprodução/ CNN

 

Espécie foi localizada na província indonésia de Kalimantan, na ilha de Bornéu

Cientistas descobriram uma planta carnívora que cria engenhocas de captura de presas no subsolo, alimentando-se de criaturas subterrâneas, como vermes, larvas e besouros.

A espécie recém-descoberta de planta carnívora foi desenterrada na província indonésia de Kalimantan do Norte, na ilha de Bornéu. Como outras plantas de jarro, Nepenthes pudica tem folhas modificadas, conhecidas como armadilhas de queda ou jarros, em que suas presas caem antes de serem consumidas. (Uma espécie é tão grande que pode prender ratos).

Nenhuma outra espécie de planta carnívora conhecida pela ciência captura suas presas no subsolo.

A planta forma brotos subterrâneos especializados com folhas pequenas, brancas e livres de clorofila, disseram os pesquisadores. Os jarros são muito maiores que as folhas e têm uma cor avermelhada.

“Esta espécie coloca seus jarros de até 11 cm de comprimento (4,3 polegadas) no subsolo, onde são formados em cavidades ou diretamente no solo e prendem animais que vivem no subsolo, geralmente formigas, ácaros e besouros”, disse O autor principal do estudo, Martin Dančák, da Universidade Palacký Olomouc, República Tcheca, em um comunicado à imprensa.

Apenas três outros grupos de plantas carnívoras são conhecidos por capturar presas subterrâneas, mas todos eles usam mecanismos de captura muito diferentes e, ao contrário da Nepenthes pudica, podem capturar apenas organismos minúsculos, disseram os pesquisadores.

“Curiosamente, encontramos vários organismos vivendo dentro dos jarros, incluindo larvas de mosquito, nematóides e uma espécie de verme, que também foi descrita como uma nova espécie”, disse Václav Čermák, da Universidade Mendel em Brno, República Tcheca, que também fazia parte do a equipe de pesquisa.

A sorte desempenhou um papel em sua descoberta. Os cientistas notaram plantas na montanha que estavam explorando que se assemelhavam muito a Nepenthes, mas não produziam jarros. Uma busca inicial mostrou um jarro deformado saindo do solo.

 

“A princípio, pensamos que era um arremessador acidentalmente enterrado e que as condições ambientais locais causaram a falta de outros arremessadores”, disse Ľuboš Majeský, da Universidade Palacký Olomouc, que fazia parte da equipe de pesquisa.

“Ainda assim, à medida que continuamos a encontrar outras plantas sem jarro ao longo da subida até o cume, nos perguntamos se uma espécie de planta carnívora poderia ter evoluído para a perda de carnivoria, como visto em algumas outras plantas carnívoras”.

Mas então, ao tirar fotos, Majeský disse que rasgou uma almofada de musgo de uma base de árvore; revelando um monte de jarras com uma rica tonalidade marrom.

Esta descoberta é importante para a conservação da natureza no Bornéu indonésio, que é um hotspot de biodiversidade.

“Esperamos que a descoberta desta planta carnívora única possa ajudar a proteger as florestas tropicais de Bornéu, especialmente prevenir ou pelo menos retardar a conversão de florestas intocadas em plantações de dendezeiros”, disse Wewin Tjiasmanto, do grupo de conservação indonésio Yayasan Konservasi Biota Lahan Basah em Surabaya, que ajudou a descobrir a nova espécie.

 

 

A pesquisa foi publicada na revista PhytoKeys.