Sistema Fecomércio-DF estará na Feira do Livro com diversos serviços e uma ação em parceria com a Turma da Mônica
O Sistema Fecomércio-DF estará presente na 36ª edição da Feira do Livro de Brasília (FeLiB). O Senac-DF participará com um estande da Editora da instituição e estará presente em um espaço integrado com o Sesc, a Federação do Comércio e o Instituto Fecomércio. Pela Editora Senac, serão ofertados livros com descontos de até 60% em mais de 600 obras de educação profissional. As carretas do Senac oferecerão uma trilha educacional em parceria com a Turma da Mônica e no ambiente do Sesc-DF (Vitrine Literária) serão apresentadas rodas de conversa, palestras e várias ações culturais. A Feira do Livro ocorrerá de 17 a 26 de junho, com entrada gratuita, no Complexo Cultural da República. Será uma estrutura de 2 mil metros quadrados, no centro da capital do País.
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, destaca que os livros abrem portas para o universo. “Como empresário do ramo de livrarias por muitos anos, pude vivenciar o encantamento e a transformação positiva que os livros causam nas pessoas. Tudo isso está na base da missão do Sistema Fecomércio-DF, por meio de seus braços sociais, Sesc e Senac, e também do Instituto Fecomércio-DF. Nossa participação na Feira do Livro de Brasília é uma vocação”, ressalta.
O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva, reforça o valor da literatura para o desenvolvimento da sociedade e que a instituição se preocupa em fomentar ações educativas. “O livro é capaz de mudar totalmente a vida de quem lê, prepara para os estudos e, mais especialmente, para o futuro. Sabemos o quanto a leitura traz benefícios para a formação de uma sociedade mais justa e com capacidade de discernimento. E estar na Feira do Livro só reforça o compromisso do Sesc com a educação. Vale ressaltar que estamos renovando todo o nosso acervo literário. O ensino faz parte da nossa base institucional e por isso estamos levando inúmeras atividades para a Feira. Todos estão mais que convidados para esse encontro que abre as portas da imaginação e do mundo”, afirmou.
A diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, que também é escritora – autora do Livro A Quadra Encantada: uma obra voltada para o universo infantil – afirma que a leitura é o melhor meio para incentivar a educação e a criatividade, além de contribuir para a cultura da população. “O Senac é uma instituição totalmente alinhada com a educação, principal meio para transformar vidas. Não poderíamos ficar de fora da Feira do Livro de Brasília, um evento extraordinário que fomenta a leitura e valoriza autores renomados. Essa é a missão do Senac: incentivar a educação e a qualificação profissional”, explica Karine.
O tema dessa edição da Feria do Livro é “O Quadradinho, o quadrinho e a Leitura: sempre em frente”, propondo um olhar sobre Brasília e o brasiliense. Além disso, a 36ª edição prestará homenagem a grandes nomes da literatura brasileira. O autor homenageado será Roger Mello e o professor Antônio Miranda, fundador da Biblioteca Nacional, também receberá uma homenagem. Nesta edição, o foco também vai ser a sustentabilidade (todo o lixo gerado será reciclado). O evento será inclusivo. A feira disponibilizará títulos em braile e terá deficientes e idosos como parceiros no atendimento ao público. O evento é uma realização da Câmara do Livro do DF e do Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro (IPCB), com apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal.