Brasília Vista Daqui | A trairagem

 

 

A trairagem

 

Tem deputado distrital da base do governo planejando abandonar o chefe do Executivo local, em julho deste ano, às vésperas da campanha.

Em conversas reservadas, ele avalia que são escassas as chances do governador – e que apoiá-lo abertamente em palanques atrapalhará sua candidatura à reeleição à Câmara Legislativa do DF.

O parlamentar tem usado os cargos comissionados e administrações que estão em seu poder para extrair o máximo possível do governo no primeiro semestre. Especialmente o empenho de suas emendas parlamentares.

O emedebista já sabe da trama, mas, ao que consta, não dos detalhes – estão tentando mapear os traíras

 

 

Em busca de investimentos

 

O vice-governador Paco Britto

O vice-governador Paco Britto almoçou, nesta quarta-feira (4), com os embaixadores do Bahrein, Bader Abbas AlHelaibi; do Iraque, Firas Hassan Hashim Al-Hammadany; e o vice-presidente da Câmara Brasil-Iraque, Jalal Jamel Dawood Chaya.

No cardápio, o potencial da Capital para investimentos externos, principalmente agora, no período pós-pandemia.

 

Posse antecipada

 

A pré-candidata a deputada federal pelo PSO – professora Fátima Souza

A pré-candidata a deputada federal pelo PSOL, a professora Fátima Souza esteve na Câmara Federal para acompanhar a aprovação imediata do projeto de lei que estabelece piso salarial para as enfermeiras. Enfermeira sanitarista, ela é professora da Faculdade de Ciências da Saúde da UNB. Um deputado que não quis aparecer disse que ela quer antecipar sua posse, mas primeiro precisa passar pelas urnas deste ano.

 

Forçando a barra

Foto: Agência Brasil

O lançamento da pré-candidatura da ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves (Republicanos), tem incomodado o PL e os partidos de base do governo de Ibaneis, em especialmente Flávia Arruda e o presidente do partido, Valdemar Costa Neto – boa parte do partido do presidente acredita que Damares está sendo “usada” pelo Republicanos, em particular seu mentor, Marcos Pereira, para arrochar o presidente Jair Bolsonaro e o General Costa Neto.

Damares afirma que não vê nenhum problema em disputar o mesmo cargo – e chama Flávia Arruda de ‘amiga’. Ainda assim, o jogo da sigla não foi apreciado pelo Partido Liberal (PL).

Nem mesmo a pré-candidatura de Damares Alves ao Senado, vai romper a união entre Ibaneis e Flávia Arruda, que está forte para dividirem a chapa este ano.

 

Eleição DF

Partido dos Trabalhadores

O diretório nacional do PT deu até dia 14 deste mês para o diretório local do DF definir o candidato do partido (ou da federação) que vai concorrer ao Governo do Distrito Federal.

 

Candidato ao Senado

 

Senador Reguffe

O senador Reguffe, que já é esperado como concorrente ao Senado, pode atrapalhar os planos da direita, que tem duas ex-ministras do Governo Federal, Flávia Arruda e Damares Alves, escancarando o problema que Republicanos e PL têm a enfrentar.

 

Articulação

PT E PDT

Os partidos PDT e PSB já articulam uma união de “progressistas” para enfrentar o governador Ibaneis Rocha nas urnas.

 

Teoria similar de Lula

 

O ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (PL) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo liminar revertendo sua situação de inelegível após condenações no âmbito da operação Caixa de Pandora. O relator do processo será o ministro André Mendonça.

Os advogados de Arruda fazem valer interpretação similar à adotada pela corte no caso do ex-presidiário Lula. No caso de Arruda, a defesa alega que os processos contra ele deveriam ter sido julgados pela Justiça Eleitoral e não pela Justiça comum.

 

 

Pesquisa positiva

Deputado Distrital pelo PROS, Giovanni Montini

O pré-candidato a Deputado Distrital pelo PROS, Giovanni Montini, que defende a causa de vendedores ambulantes, feirantes e dos Food trucks, apareceu muito bem nas pesquisas de intenção de voto estimulada. Com esse crescimento vertiginoso, Montini poderá surpreender.

 

Lista tríplice desagrada a Bolsonaro

 

A lista tríplice para o Tribunal  Superior Eleitoral não é alinhada ao presidente Jair Bolsonaro – considerado favorito para TSE, advogado André Ramos Tavares foi presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República. Ramos elaborou pareceres para o PT e dá aula de direito com o ministro Alexandre de Moraes. Vera Lúcia Santana Araújo, ativista da Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno, no combate ao racismo.

Já Fabrício Medeiros advogou para o DEM e também é próximo do ministro Moraes.

Nos bastidores do Planalto, o presidente não pretende nomear nenhum dos três, pois os nomes desagradam o chefe do Executivo.

 

Direitos

Lançado no mês de abril, o livro sobre “Audiência de Custódia” pela juíza Lorena Ocampos – reforça a importância do tema no contexto da defesa dos direitos fundamentais. A obra é resultado da dissertação de mestrado da autora e está inserida no campo acadêmico como uma das mais importantes referências sobre audiência de custódia no Brasil.-