Fórum Nacional da Enfermagem fará ato nacional pela aprovação do piso salarial da Enfermagem

 

 

A mobilização acontecerá no Dia Internacional da Mulher e contatará com a participação das entidades que compõe o Fórum

 

 

O Fórum Nacional da Enfermagem, composto pelas entidades representativas da Enfermagem brasileira, fará o Ato Nacional pela Aprovação do PL 2564, em Brasília, no próximo dia 8 de março, às 13h. O PL estabelece o Piso Salarial da Enfermagem e tramita agora na Câmara Federal. Foi aprovado por unanimidade no Senado no final do ano passado

O objetivo é chamar a atenção dos parlamentares para que o texto seja colocado na pauta da Câmara dos Deputados. O Grupo de Trabalho da Casa analisou o impacto dos pisos fixados pelo projeto de lei e aprovou a proposta no último da 23 de fevereiro. A mobilização acontecerá em frente ao Anexo II da Câmara, com a participação de trabalhadoras e trabalhadores, das entidades que compõe o Fórum e representações estudantis.

Para Solange Caetano, coordenadora adjunta do Fórum Nacional da Enfermagem, fazer um ato após a aprovação demonstra aos parlamentares, inclusive ao presidente do Casa, deputado Arthur Lira, que os profissionais estão mobilizados e não vão descansar até que o PL seja pautado, votado e aprovado.

“Vencemos uma etapa que foi a aprovação do impacto pelo GT por unanimidade, o que demonstra a importância de aprovar o PL 2564 e reconhecer o quanto o trabalho da Enfermagem é fundamental”, destaca Solange.

8 de março: uma data significativa

De acordo com Solange, a data escolhida não poderia ser outra, porque a categoria é majoritariamente feminina, está exposta à sobrecarga de trabalho, duplo e triplo vínculos, assédio moral e sexual e outras inúmeras violências. “Queremos que em reconhecimento a luta das mulheres da enfermagem, o PL seja votado nesta data – 08 de março. Isso é valorizar essas mulheres que têm arriscado suas vidas para salvar vidas”, finaliza.

A Enfermagem é uma profissão historicamente feminina e as mulheres compõe mais de 80% da força de trabalho. O Dia Internacional da Mulher é comemorado nesse dia porque em 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos norte-americana fizeram uma grande greve em que reivindicavam melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.

SERVIÇO

Ato Nacional pela Aprovação do PL 2564

Data: terça-feira, 08 de março – Dia Internacional da Mulher

Horário: 13h

Local: Anexo II da Câmara dos Deputados, Esplanada dos Ministérios.