Ex-genro de Roberto Jefferson assume comando do PTB

Marcus Vinícius Neskau, deputado estadual do Rio de Janeiro e novo presidente do PTB Divulgação/Alerj

 

Marcus Vinicius Neskau afirma que partido irá apoiar o presidente Jair Bolsonaro à reeleição

 

O deputado estadual do Rio de Janeiro Marcus Vinícius Neskau foi escolhido presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em votação realizada nesta sexta-feira (11).

A eleição é o ponto final de uma disputa interna intensa dentro do partido, que destituiu a antecessora de Neskau, Graciela Nienov. Ela perdeu o comando do partido após conflitos com o presidente de honra da legenda, Roberto Jefferson. A esposa dele, Ana Lúcia Novaes, será a vice-presidente.

À CNN, Neskau, que é ex-genro de Jefferson, afirmou que o partido irá apoiar o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022 e que está focado em “eleger deputados federais e estaduais alinhados com o pensamento do presidente”.

Ele afirmou ainda que a influência de Roberto Jefferson sobre a legenda será “a mesma”, e que os problemas do partido foram causados pela insistência da ex-presidente do partido ter “tentado negar a importância do principal líder do PTB”.

Por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Jefferson está preso desde agosto de 2021 –em janeiro deste ano, ele foi colocado em prisão domiciliar.

O petebista foi detido após postar em suas redes sociais vídeos atacando os poderes da República e o STF portando armas de fogo, praticando tiro ao alvo e ensinando pessoas a agredir agentes públicos.

O novo presidente do PTB garantiu que Jefferson cumprirá a determinação da Justiça de não se aproximar da vida partidária. Neskau foi preso em 2018 em meio às investigações da Operação Furna da Onça, que investigava a relação de parlamentares com o esquema de corrupção liderado pelo ex-governador Sérgio Cabral no Rio.(CNN)