O ano de 2021, no Congresso Nacional, foi marcado pela aprovação de medidas emergenciais para o combate ao Covid-19
No entanto, reformas estruturantes com mudanças constitucionais e infraconstitucionais foram parte da agenda dos parlamentares.
E, em meio às votações, os partidos que mais apoiaram decisões favoráveis ao posicionamento do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) foram as siglas Novo, PSL e PROS, de acordo com a pesquisa Balanço Político – Análise e perspectivas para 2022 da Contatos Assessoria Política.
Segundo o levantamento, em 52% das votações, o Novo se mostrou alinhado com a posição do Poder Executivo. Já o PSL e o Pros empataram no segundo lugar com 48% de apoio ao governo Bolsonaro.
Em contraposição, as legendas que apresentaram a menor porcentagem de apoio ao Poder Executivo atual foram as legendas Rede (37% de apoio), PT (40%), PDT (41%) e PCdoB (41%).
Os parlamentares sem partido foram o que menos apoiaram os direcionamentos do presidente Jair Bolsonarom com cerca de 36% de apoio ao governo. Confira no gráfico:
Empatados com um índice abaixo dos 50% de apoio ao governo estão uma série de partidos. PTB, DEM, Patriota, PSD e Republicanos concentram cada um 47% de suporte ao Poder Executivo. Logo atrás, PSC, Cidadania, PL, Avante, SB e MDB chegam aos 46% cada. PP, Podemos e PV apresentam 45% cada, PSDB, 44% e Psol, 43%.
Atualmente, os partidos com mais representantes na Câmara são PSL, PT e PL, com 55, 53 e 43 parlamentares, respectivamente. O Novo, maior apoiador do governo Bolsonaro, tem oito representantes na Casa. Já no Senado, as siglas com maior quantidade de senadores são MDB (15), PSD (12) e Podemos (9). Não há representantes do Novo no Senado.