CLDF aprova continuidade dos programas Cartão Prato Cheio e Cartão Gás

Medida deve favorecer milhares de famílias inscritas nos programas sociais criados durante a pandemia de covid-19 em combate à pobreza

Por Cláudio Ulhoa

Os distritais aprovaram nesta manhã (14), em plenário, os dois projetos de lei que tratam da manutenção dos programas Cartão Prato Cheio e Cartão Gás coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Destinado a beneficiar pessoas que são inscritas no Cadastro Nacional (CadÚnico), os programas, que foram criados pela atual gestão para socorrer às famílias de baixa renda que passam por dificuldades durante a pandemia de covid-19, permanecerão nos mesmos moldes e acompanharam as novas diretrizes estabelecidas pelo também programa de assistência social do governo federal, o Auxílio Brasil.

A aprovação nesta terça-feira ocorreu em primeiro turno, mas tudo indica que ela deverá ocorrer também em segundo turno. Junto ao Cartão Prato Cheio foi aprovado emenda da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para a inclusão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do DF no que se refere ao credenciamento das empresas que podem participar do programa.

Em relação ao Cartão Gás, também tudo indica que o segundo turno será pela aprovação do projeto, já que o mesmo institui um benefício que atende a 70 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. A cada dois meses, os beneficiados recebem um auxílio no valor de R$ 100 para a aquisição de botijão de cozinha de 13 kg.

Sobre o Cartão Gás foi discutido durante a votação a suspeita de que algumas empresas estariam sobretaxando as pessoas que usam o benefício. Foi dito que depósito de gás estariam cobrando dez reais pra quem compra com Cartão Gás.

Transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital (Canal 9.3) e Youtube, a sessão extraordinária prossegue neste momento com a votação de propostas de cunho social, sobre as quais há consenso entre os parlamentares.

*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP