Foi aprovado nesta terça-feira (7), na Câmara Legislativa do DF, o projeto de lei 1812/21, de autoria do deputado Leandro Grass (Rede), que dá as diretrizes para o incentivo do uso de Gás Natural Veicular (GNV) em veículos de transporte público e privado no DF. A proposta foi aprovada em dois turnos e segue para a sanção do Poder Executivo.
De acordo com Leandro Grass, autor do projeto, o uso de GNV é uma forma de melhor usar recursos naturais para uma política mais adequada de sustentabilidade energética. “A utilização do Gás Natural, principalmente em função das enormes jazidas existentes na plataforma marítima brasileira, como combustível automotivo se enquadra no conceito da sustentabilidade e deve ser incentivada no DF”, diz o deputado na justificativa do projeto.
A proposta enumera seis diretrizes na política de incentivo: estabelecimento de parcerias para pesquisas relacionadas ao uso do GNV; estabelecer critérios que garantem que parte da frota do transporte público utilizem o GNV; incentivos para fornecimento do Gás Natural no DF; incentivo ao fomento de geração de empregos para desenvolver tecnologia relacionada ao uso do GNV; incentivos fiscais às empresas e consumidores do GNV; e fomento às industria e comércio local voltados para a cadeia deste combustível.
Assessoria de imprensa Deputado Leandro Grass