A nova emissora é importante instrumento para democratizar a Casa Legislativa à toda a população do Distrito Federal
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) lançou na tarde desta segunda (25), a TV Câmara Distrital, com transmissão ao vivo 24 horas por meio do canal 9.3. O novo veículo de comunicação mostrará, além do trabalho legislativo, conteúdo jornalístico, educativo, sociocultural e científico, bem como campanhas institucionais e de utilidade pública.
Segundo o presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB), principal responsável pela implementação, a qual muitas gestões anteriores tentaram tirar do papel, mas não tiveram êxito na concretização do projeto, a TV Câmara Distrital é um dos principais instrumentos para tornar a casa do povo do DF mais transparente e “democratizando a Casa Legislativa à toda a população do Distrito Federal”.
O projeto da TV Câmara Distrital é antigo, mas o principal entrave era o custo elevado para implementação embutido nos projetos apresentados. Prudente contou que todos os projetos tinham investimentos previstos de muitos milhões de reais.
Racionalização de custos
Agora, foi viabilizado o projeto com um aporte em torno de R$ 5 milhões de reais para a compra equipamentos, há o gasto mensal com o pessoal, “mas foi um custo muito menor daquele já previsto ao longo dos últimos anos”.
“Não gastamos, para colocar a TV em pé, 20% daquilo que outras gestões tentaram implementar e, infelizmente, não conseguiram”, ressalta o presidente da CLDF.
Prudente explicou que foram feitos investimentos ao longo do tempo sempre com o objetivo de dar mais transparência. Por exemplo, às votações, com a colocação do painel eletrônico no plenário. Além disso, o site oficial da CLDF foi reestruturado, também foi criado um aplicativo para a consulta de todas as realizações de toda a história da Casa.
No entendimento do presidente, a entrega da TV Distrital é a mais importante por ser um espaço para que as pessoas possam ter voz e estar informadas acerca das atuações dos deputados, em contato com a programação interativa do canal.
“São dois anos e dez meses de muito empenho de muito trabalho de toda a equipe, uma grande convergência de todos os parlamentares”, pontuou Prudente.
Ele agradeceu às parcerias com diversos órgãos do DF, entre eles federais, como o Instituto Nacional de Meteorologia, Câmara dos Deputados, UnBTV, da Universidade de Brasília, e ainda a Rede Legislativa, integrada por emissoras de assembleias estaduais e municipais, o Sebrae-DF e o Governo do Distrito Federal.
“Parceiros com os quais, através de convênios, vamos ter condições de oferecer muita programação importante e bacana, além de muita diversão, esporte e lazer e divulgação dos trabalhos na Câmara”, enfatizou Prudente.
O Tudo OK Notícias quis saber do presidente da CLDF se a TV Distrital vai estar do lado do povo. Prudente respondeu que todo o debate que acontecer internamente e tudo aquilo que estiver sendo debatido externamente e que seja importante para a população será mostrado com ação parlamentar e fiscalizatória e dará a oportunidade aos cidadãos moradoras do DF de também serem ouvidas.
Câmara Mais Perto de Você
Prudente lembrou que o programa Câmara Mais Perto de Você retorna à atividade aos poucos. A expectativa é de que em dezembro ocorra uma sessão itinerante, senão der tempo, será realizada em fevereiro do próximo ano. “E, claro, a TV vai estar lá para acompanhar tudo de perto”, ressaltou.
Sobre a implementação da TV Distrital na banda de canais fechados, Prudente explicou que eles somente aceitavam depois do lançamento na TV aberta. “Já temos tratativas para que nas próximas semanas já possam ser noticiadas a comunicação com NET, Sky, com as TVs fechadas por assinatura”, acrescentou.
Com relação à possibilidade de colocar no ar a Rádio Distrital, o chefe do legislativo informou que em legislaturas anteriores “perdemos o nosso canal de rádio, então estamos em tratativas com o Ministério das Comunicações para ver se temos condições neste mandato de reaver esse canal. O primeiro passo foi dado hoje, a rádio é consequência”. Ele crê que até o final do mandato atual a Mesa Diretora entregará o canal de rádio funcionando.
A programação da TV Câmara Distrital pode ser assistida ainda pelo canal na plataforma do YouTube, bem como pelas redes sociais, promovendo maior engajamento da população com a TV que é do povo.
Fonte: Tudo Ok Notícias